Em reunião virtual realizada na tarde desta última sexta-feira, a CBF aprovou o aumento no número de inscrições de jogadores no Campeonato Brasileiro, o que era uma reivindicação dos clubes. Por outro lado, o debate sobre uma possível volta do público aos estádios foi adiado.
LEIA TAMBÉM: Corinthians segue preparação com retorno de Otero e desfalque de Jô; veja provável escalação
Esses eram os dois temas previstos na pauta da reunião, que contou com a participação de representantes dos clubes e dirigentes da CBF. A partir de agora, em vez de 40, as equipes da Série A do Brasileirão poderão inscrever até 50 atletas. Nas Séries B e C, o aumento não foi aprovado.
Com duas janelas excepcionalmente neste ano da pandemia do novo coronavírus, os clubes preparam novas contratações e aguardavam a alteração de regulamento para inscreverem novos jogadores. O caso foi debatido também pela contaminação por Covid-19 de boa parte dos elencos em jogos da Série A - o que provocou ações no STJD e na Justiça comum antes do empate de 1 a 1 de Palmeiras e Flamengo.
A janela para transferências internacionais abriu na última terça-feira, dia 13. E ficará aberta até o próximo dia 9 de novembro.
Volta do público ainda sem data
O debate sobre um possível retorno dos torcedores aos estádios foi breve. Os clubes de São Paulo pontuaram na reunião que, por uma decisão do estado, não podem colocar público em seus estádios. Por sua vez, o restante das equipes concordou em sua maioria que o assunto só deve ser levado a cabo no momento em que todos os clubes puderem ter torcida.
Essa foi a terceira reunião que tratou do tema - as duas primeiras foram realizadas no fim de setembro. Na segunda, no dia 26, a CBF manteve o veto à presença de público nos estádios. A entidade deve voltar a discutir o assunto com os clubes entre o fim de outubro e início de novembro.
Corinthians, CBF, Brasileirão, Clubes, Volta, Público, Inscrições, Timão