No dia 7 de setembro de 1913, há exatos 107 anos, Amílcar Barbuy, primeiro ídolo corinthiano, estreava com as cores alvinegras. Em partida contra o Germânia-SP no estádio Palestra Itália, pelo Campeonato Paulista, Amílcar foi titular e marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 para o Timão.
Na ocasião, o Corinthians, que tinha como treinador Casemiro González, que também era zagueiro, entrou em campo com Casemiro do Amaral, Police, Fúlvio, Casemiro González e Lepre; Bianco, Amílcar, Peres e Rodrigues, Rogério e Aristides. O outro gol do Timão na partida foi marcado por Peres.
Ao lado de Neco, Amílcar foi o primeiro grande ídolo corinthiano. Foi também o primeiro jogador do clube a ser convocado pela Seleção Brasileira, para disputar o Campeonato Sul-Americano de 1916, na Argentina. Sua família, que se estabeleceu em São Paulo no bairro do Bom Retiro, esteve ligada ao Corinthians desde a fundação. Um de seus irmãos, Hermógenes, era litógrafo e desenhou os primeiros distintivos alvinegros.
Campeão sul-americano pele Seleção Brasileira em 1919 e em 1922, Amílcar defendeu o clube do Parque São Jorge entre 1913 e 1923. Em 210 jogos, marcou 90 gols e conquistou quatro títulos do Campeonato Paulista (1914, 1916, 1922 e 1923).
Corinthians, Amílcar Barbuy, Timão, SCCP
Ele foi o melhor jogador