Juventus da Mooca busca acesso a Série A do Paulistão com 4 ex-Corinthians
A quatro jogos de voltar à elite do futebol paulista, Moleque Travesso aposta na experiência de jogadores com passagens por Timão e Tricolor para mata-mata da A2
O apelido é de Moleque Travesso, mas quem dita o ritmo do Juventus na Série A2 do Campeonato Paulista são "trintões" conhecidos das torcidas de Corinthians e São Paulo.
Em busca do acesso à elite estadual, o time da Mooca reúne uma legião de jogadores que já passaram por Timão ou Tricolor. São seis ao todo, com medalhões entre eles.
O zagueiro Diego Sacoman, o volante Cristian e os atacantes Bruno Xavier e Wilson defenderam o Corinthians em algum momento da carreira, enquanto o volante Alê, capitão do Juventus, e o atacante Mazola são crias do São Paulo. Antes rivais, agora eles estão lado a lado e vestem as mesmas cores.
Com exceção de Bruno Xavier, todos têm mais de 30 anos. O mais veterano é Cristian, com 37. Os seis são titulares do time que começa na próxima segunda-feira a disputa das quartas de final contra o São Bernardo. O primeiro duelo é na Rua Javari, às 15h.
A volta está marcada para 13 de setembro (domingo), às 10h, em São Bernardo do Campo. Em caso de igualdade nos critérios de desempate, a definição da vaga vai para os pênaltis.
Depois de avançar em oitavo na primeira fase, o Juventus está a quatro jogos de voltar ao Paulistão depois de 12 anos - a última participação foi em 2008. Mas primeiro o Moleque Travesso tem de passar pelo time de melhor campanha até aqui. Somente os dois finalistas sobem.
O técnico do Moleque Travesso também é uma figura que tem no currículo passagem por grandes clubes quando era jogador. Trata-se do ex-atacante Alex Alves, artilheiro da Copa do Brasil de 2004 com oito gols pelo Botafogo e que atuou ainda por Cruzeiro, Bahia, Portuguesa e o próprio Juventus, onde foi revelado para o futebol e se aposentou. Está no comando do time desde 2018.
Durante a paralisação, o Juventus perdeu perdeu o atacante Léo Castro, goleador da equipe e também artilheiro da A2 por enquanto, com nove gols. Ele retornou à Ferroviária, a quem pertence, e está a caminho do Paraná para disputar a Série B do Brasileiro na sequência da temporada.
Você lembra deles?
Bruno Xavier, atacante, 23 anos
Foi contratado pelo Corinthians em abril de 2018 após se destacar pelo Nacional, onde foi artilheiro da Série A2, mas fez apenas uma partida com a camisa do Timão: foi em um amistoso contra o Cruzeiro, durante a Copa do Mundo. Em agosto já estava no Guarani.
Chegou ao Juventus durante a paralisação e assumiu o protagonismo, com média de um gol por jogo: marcou três vezes desde a retomada da Série A2.
Cristian, volante, 37 anos
Foram duas passagens pelo Corinthians. A primeira, entre 2008 e 2009, foi extremamente vitoriosa, com os títulos da Série B do Brasileiro, do Paulistão e da Copa do Brasil. Na campanha do estadual, aliás, ficou marcado pelo gol da vitória nos acréscimos da semifinal contra o São Paulo.
Depois de também brilhar pelo Fenerbahçe, da Turquia, retornou ao Timão em 2015, mas não conseguiu repetir o sucesso da vez anterior. Sem se firmar, acabou afastado pela diretoria no começo de 2017. Está no Juventus desde o início da Série A2 e tem um gol.
Diego Sacoman, zagueiro, 33 anos
Foi companheiro de Cristian na primeira passagem do volante pelo Corinthians. Revelado no próprio Timão, estreou entre os profissionais no Paulistão de 2009 e também atuou na campanha do título da Copa do Brasil.
A partir de 2010, passou a ser emprestado para outros clubes, como Ceará e Ponte Preta. Teve a carreira interrompida por um problema cardíaco, em 2014, mas conseguiu voltar aos gramados e defende o Juventus há dois anos. Tem um gol na Série A2.
Wilson, atacante, 35 anos
Cria do "terrão", defendeu o Corinthians entre 2003 e 2007, conhecendo o céu e o inferno: foi campeão brasileiro em 2005, quando a conquista foi liderada pelo argentino Tévez, e depois participou do elenco rebaixado para a Série B, em 2007.
Ele se destacou pelo Sport na sequência da carreira e depois passou seis temporadas no futebol japonês. Retornou ao Brasil em 2018, passou por Linense, Fortaleza, Mirassol e São Bento até chegar ao Juventus em julho, durante a paralisação, mas ainda não marcou pela Série A2.
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.