Você muito provavelmente não se lembra, mas nos acréscimos do segundo tempo do empate em 1 a 1 entre Corinthians e Novorizontino, pela nona rodada do Paulistão, o enfermeiro Cleber Costa foi expulso do banco de reservas do Timão. Tal fato parece irrelevante - e normalmente seria - mas pode até mesmo definir a classificação corintiana para a fase final do campeonato.
LEIA TAMBÉM: Jovem do Botafogo-SP que ajudou Corinthians 'bomba' nas redes, é fã de Kaká e pertence ao Athletico-PR
Isso porque um dos critérios de desempate para definir os times que avançam para o mata-mata é a quantidade de cartões vermelhos recebidos.
O número de expulsões determinará se a vaga no mata-mata será de Corinthians ou Guarani caso os clubes empatem em pontos, saldo de gols, gols marcados e gols sofridos. Improvável? Nem tanto.
Isso acontecerá caso o Corinthians vença o Oeste, no domingo, por 2 a 1, e o Guarani empate com o São Paulo em 0 a 0. O mesmo vale caso o Timão faça 3 a 2 e o Bugre empate em 1 a 1. Ou com um 4 a 3 num jogo e 2 a 2 no outro, e assim por diante.
Neste cenário, os times ficariam com 17 pontos, saldo de quatro gols e empate em gols pró e contra.
Atualmente, o Corinthians está em desvantagem no critério de cartões vermelhos.
O Timão teve três expulsos, enquanto o Guarani contou com apenas um. A Federação Paulista considera não só as punições aos jogadores, mas também aos membros das comissões técnicas, e é aí que entra o enfermeiro.
Na súmula da partida entre Corinthians e Novorizontino, em 7 de março, o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araujo relatou que Cleber Costa, que também atua como massagista, foi "expulso por, após a marcação de uma falta contra sua equipe, proferir as seguintes palavras: "Foi falta...vai tomar no c... então".
Além dele, Janderson levou vermelho no clássico contra o Santos, e Camacho foi expulso contra o Água Santa. Ou seja, o cartão do membro da comissão técnica dá maior "folga" ao Guarani, que pode até ter um jogador expulso no seu último jogo e mesmo assim continuar em vantagem no critério.
No domingo, Corinthians e Guarani jogam no mesmo horário, às 16h. O duelo do Timão contra o Oeste será na Arena Barueri. Já o Bugre encara o São Paulo na Vila Belmiro.
Corinthians, timão, Guarani, classificação, Paulistão, enfermeiro, expulsão
GENTE DE FEDERAÇÕES, JORNALISTAS E A TODOS QUE POSSAM INTERESSAR... TODAS AS VEZES QUE HÁ EQUIPES EMPATADAS EM SALDO DE GOLS E GOLS À FAVOR, O NÚMERO DE GOLS SOFRIDOS PELOS MESMOS SERÁ SEMPRE IGUAL. ISSO É MATEMÁTICO! CASO CONSTE ISSO QUE LI NA MATÉRIA TAMBÉM NO REGULAMENTO... SEM MAIS COMENTÁRIOS!!!