Depois de mais de quatro meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o Campeonato Paulista voltou nesta semana e a 11ª e penúltima rodada da primeira fase teve como destaque a vitória do Corinthians pelo placar de 1 x 0 diante do Palmeiras, com gol marcado pelo zagueiro Gil, em clássico realizado na noite de quarta (22), na Arena em Itaquera sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança das autoridades sanitárias.
LEIA TAMBÉM: Oeste x Corinthians | Onde assistir, prováveis escalações, horário e local; Timão tem duelo de vida ou morte
No Paulistão, 16 clubes se dividem em quatro grupos de quatro equipes na fase inicial. Os dois melhores de cada chave se classificam às quartas de final, que serão disputadas em partida única, e o time de melhor campanha terá a vantagem de jogar em casa. Os dois piores colocados na classificação geral são rebaixados para a Série A2.
Com o resultado no dérbi, o Corinthians ocupa o terceiro lugar no Grupo D com 14 pontos, seis a menos que o líder Red Bull Bragantino e dois abaixo do Guarani, o segundo colocado, que foi derrotado na quinta (23) pelo Botafogo de Ribeirão Preto por 2 x 0 e deu sobrevida ao Timão na busca pela classificação até a rodada final.
Porém, para avançar à próxima fase, os comandados de Tiago Nunes não dependem unicamente de suas próprias forças e precisam vencer o Oeste na Arena Barueri e torcer por um triunfo do São Paulo, que joga contra o Guarani na Vila Belmiro. Em caso de derrota do Tricolor, o Corinthians estará eliminado da competição.
Por que Guarani x São Paulo será na Vila?
O confronto entre São Paulo e Guarani será disputado no estádio do Santos porque a cidade de Campinas se encontra na fase vermelha de acordo com o plano estabelecido pelo governo do estado para o retorno do futebol em meio à pandemia da Covid-19. No caso, somente as regiões que estão na etapa amarela podem receber as partidas do torneio, como a capital e Baixada Santista.
Pelo mesmo motivo, outras partidas da rodada final serão disputadas fora das cidades-sedes de seus mandantes, como por exemplo Ferroviária x Internacional de Limeira, que será realizada no estádio do Morumbi, assim como Novorizontino x Santos, que acontecerá na Arena corintiana em Itaquera.
Corinthians “nas mãos” do São Paulo?
Vencendo o Oeste, o Corinthians estará classificado se o São Paulo também superar o Guarani. Em caso de um empate na Vila Belmiro, o Bugre ficaria em igualdade no número de pontos com o Timão (17) e passa a valer o saldo de gols como critério de desempate. Hoje a equipe de Campinas tem a vantagem de um tento a mais (4 x 3), ou seja, o time alvinegro teria de vencer na Arena Barueri por dois ou mais gols de diferença para ficar com a vaga.
Todos os jogos da 12ª e última rodada da primeira fase do Paulistão serão disputados no próximo domingo (26), a partir das 16h00.
Corinthians, timão, São Paulo, Paulistão, Vila Belmiro
O Corinthians não está na mão dos bambis se classificar beleza se não classificar todos a nação corintiana vai ficar triste mais vamos esperar