Nos cálculos do Corinthians de olho em uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, até mesmo a quantidade de cartões vermelhos está em pauta na disputa com o Guarani. O Alvinegro não depende de si e terá que torcer pela ajuda direta do São Paulo na ultima rodada da fase de grupos.
LEIA TAMBÉM: De negociável a titular: como Carlos superou Sidcley e Piton na lateral esquerda do Corinthians
Em termos mais simples, se o clube de Campinas vencer o rival São Paulo no próximo domingo, vai passar às quartas de final. Então, além da obrigação de vencer o Oeste fora de casa, o Corinthians precisará que o Tricolor não perca.
Caso a agremiação do Morumbi supere o time do interior paulista, o Corinthians estará classificado em segundo lugar no Grupo D caso vença o Oeste.
Apesar disso, ainda existe um cenário no qual o clube do Parque São Jorge vai depender do fator "fair play" para conquistar uma vaga na fase final do Paulistão. A má notícia para a torcida alvinegra é que, mesmo nesse caso, o time está em desvantagem.
Se São Paulo e Guarani empatarem na última rodada da fase de classificação, o Corinthians precisará vencer o Oeste e depois fazer as contas.
Confira os cenários:
- Uma vitória por 1 a 0 deixaria os corintianos com menos gols marcados que o Guarani, ou seja, o terceiro critério de desempate (maior número de gols marcados) os eliminaria.
- Caso o Corinthians vença por 2 a 1 ou mais, sempre com um tento de diferença, o desempate seria nos cartões vermelhos se o Guarani empatar fazendo dois gols a menos do que os alvinegros (2 a 1 Corinthians e 0 a 0 em São Paulo x Guarani, por exemplo, ou, respectivamente, 4 a 3 e 2 a 2). Nesse critério, o Corinthians está em desvantagem de 3 cartões a 1.
- Caso a vitória do Corinthians sobre o Oeste seja por dois gols de diferença, um empate do Guarani com o São Paulo, independentemente da quantidade de gols, colocará o time de Tiago Nunes na próxima fase.
Esse critério de desempate por cartões também existe no Campeonato Brasileiro. Mas apenas como a quinta regra, atrás do confronto direto entre as equipes envolvidas - algo que não acontece no Paulistão, pois os times do mesmo grupo não se enfrentam. Por isso não é comum ver esse cenário na competição nacional.
Corinthians, timão, classificação, Paulistão, 2020, Guarani, São Paulo