A uma rodada do encerramento da fase de classificação do Campeonato Paulista, já existem algumas definições a respeito de classificados para as quartas de final e dos confrontos de mata-mata. Do grupo dos quatro grandes do Estado, apenas o Corinthians não tem vaga garantida e corre risco de eliminação precoce.
LEIA TAMBÉM: Corinthians precisa de "ajuda" do São Paulo para avançar; veja cenários
No Grupo A, o Santos (16 pontos) se classificou após o empate de quarta com o Santo André em casa. Agora a equipe comandada pelo português Jesualdo Ferreira espera a definição do adversário nas quartas de final. Três equipes têm chances de avançar na mesma chave: Água Santa (11 pontos), Ponte Preta (10) e Oeste (10).
Já no Grupo B, o Santo André garantiu a classificação antecipada, com 20 pontos, e tem confirmado como adversário nas quartas o Palmeiras (19). O Novorizontino soma 16 pontos e não tem chances de avançar, em razão do número de vitórias (3, contra 5 dos palmeirenses). Na última rodada da primeira fase a disputa será pela primeira colocação da chave.
O São Paulo está classificado no Grupo C (18 pontos), mas só conhecerá o adversário das quartas de final na rodada de encerramento, no domingo. Mirassol (17) e Inter de Limeira (14) disputam a classificação para enfrentar a equipe dirigida por Fernando Diniz, que ainda não tem a primeira colocação assegurada.
Por fim, o Grupo D já tem o Red Bull Bragantino classificado, agora com 20 pontos, após a vitória desta quinta-feira sobre o São Paulo no Morumbi. Por enquanto a segunda colocação pertence ao Guarani, que soma 16 pontos, depois do revés de hoje para o Botafogo de Ribeirão Preto.
Na terceira posição da chave, o Corinthians (14 pontos) enfrenta o Oeste no domingo, às 16 horas. Além de vencer, o time de Tiago Nunes precisa que o Guarani seja derrotado pelo São Paulo, no mesmo horário. Se os campineiros empatarem, os atuais tricampeões paulistas precisarão tirar uma desvantagem de um gol no saldo - ou seja, jogarão por um triunfo de dois gols contra o Oeste.
Mas as contas prosseguem: o Corinthians pode passar até em caso de vitória por um gol de diferença e um empate do Guarani. Mas aí o time da capital depende de gols marcados. Os corintianos avançam com 2 a 1. Se o Bugre ficar no 1 a 1, aí os corintianos precisam de um 3 a 2, e assim por diante.
Paulistão, classificação, Corinthians, timão, 2020