Foto: Ricardo Correa/Placar
Nesta quinta-feira (23), a estreia de um dos maiores ídolos do Corinthians completa 31 anos. No dia 23 de julho de 1989, Neto atuava pela primeira vez com o manto alvinegro. O ex-jogador foi um dos principais pilares da conquista do Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro da história do Timão.
No Pacaembu, o Corinthians enfrentava o Sampaio Corrêa pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Mais de 19 mil pessoas acompanharam a primeira partida do eterno Xodó da Fiel. Com gol de Fabinho no segundo tempo, o Corinthians venceu a equipe adversária por 1 a 0 e seguiu adiante na competição nacional.
Para aquele duelo, o treinador Palhinha escalou o Corinthians com Ronaldo; Wilson Mano, Marcelo, Dama e Denys; Márcio Bittencourt, Eduardo, Neto; Fabinho, Viola e Mauro. Após sua estreia, Neto contabilizou 228 jogos com a camisa do Corinthians e dois títulos conquistados.
Além do Brasileirão de 1990, o ídolo corinthiano também foi campeão paulista, em 1997, e conquistou a Supercopa do Brasil de 1991. Especialista em cobranças de falta, o eterno Xodó da Fiel marcou 80 gols com o manto alvinegro – nove deles no título de 1990.
Corinthians, timão, Neto