A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, prevista para o final de semana de 8 (sábado) e 9 (domingo) de agosto, dificilmente terá os dez jogos. A CBF vai aceitar que as federações que precisem, como a Paulista, encerrem seus Estaduais, adiando partidas da Série A de times que estiveram em ação.
LEIA TAMBÉM: Corinthians comunica reabertura de modalidades esportivas terrestres em Pq. São Jorge
Poderá ocorrer, por exemplo, de a rodada inaugural não ter até quatro partidas, dependendo da disposição do calendário dos Estaduais. Em São Paulo, que tem a finalíssima prevista para 8 de agosto, é provável que dois dos cinco times da Série A estejam na decisão, o que adiaria dois confrontos — um caso a final paulista seja entre Santos e Red Bull Bragantino, que se enfrentam na primeira rodada do Brasileirão. Há possibilidade de adiamento de jogos dos dois times cearenses também.
Não há preocupação quanto a isso porque haverá brecha no calendário para reposição, principalmente entre outubro e novembro em meio às datas reservadas para torneios da América do Sul. Walter Feldman, secretário-geral da CBF, confirmou em entrevista à TV Gazeta no domingo (19) que as finais dos Estaduais terão prioridade sobre o Brasileiro, apesar da "flexibilidade mínima" nas datas.
Encerrar os Estaduais-2020, paralisados desde março por causa da pandemia do coronavírus, foi uma promessa do presidente da CBF, Rogério Caboclo, aos presidentes de federações e aos clubes, que tiveram receitas de direito de transmissão congeladas e que só serão pagas se os torneios acabarem.
Mas não é só em São Paulo que deverá ter coincidência de datas. O Campeonato Cearense terá na final Ceará x Fortaleza, que estão na Série A. Como ambos também ainda estão na disputa da Copa do Nordeste, que retoma nesta semana, a federação aguarda para marcar a data da finalíssima. Se os dois times caírem antes da final do regional, poderão se enfrentar antes do início da Série A.
Caso contrário, a federação terá que decidir se pede à CBF que adie jogos do Brasileiro ou vai ter que ajustar sua final em meios de semana vagos em meses posteriores, o que não é considerado o ideal.
O Campeonato Carioca, daqueles que têm times na Série A, foi o único que já terminou, com o Flamengo campeão. O Goiano, por enquanto, decidiu que não retornará até o início da Série A e pode ser concluído somente em 2021.
O Paranaense já retornou, ainda sem data de final, e Mineiro, Baiano e Gaúcho preparam a retomada, também sem saber quando terminarão — e que podem exigir coincidência de datas com o Brasileiro e adiar jogos de algumas rodadas. O Pernambucano, que tem o Sport fora da briga pelo título e disputando quadrangular contra o rebaixamento, acabará antes do Brasileiro.
Brasileirão, primeira, rodada, adiado, 2020, pandemia, Coronavírus