Em um bem sucedido ano da história alvinegra como o de 2017, o Corinthians tem uma data marcante para se lembrar ocorrida exatamente três anos atrás. No dia 12 de julho daquele ano, o Timão saía de casa para disputar um Derby contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, vencia por 2 a 0 e continuava invicto no primeiro turno do torneio.
O Alvinegro estava no topo da tabela do nacional naquele momento. Vindo de quatro vitórias seguidas, havia superado novamente a Ponte Preta – adversário no título do Paulistão meses antes – e ia com a moral alta para o clássico na casa do adversário.
Em sua primeira temporada como técnico efetivado no cargo, Fábio Carille já havia vencido um Derby na primeira fase do estadual. Havia sido a fatídica partida em que o árbitro Thiago Duarte Peixoto expulsou Gabriel por engano, em uma falta cometida por Maycon. O volante permaneceu em campo e daria o passe para o gol de Jô na vitória por 1 a 0 aos 42 do segundo tempo.
Já experiente com a emoção em clássicos contra o rival, Carille decidiu escalar uma equipe com: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. No segundo tempo ainda entrariam Pedro Henrique, Marquinhos Gabriel e Camacho.
Dentro de campo, o Timão parecia estar em casa. Ainda no primeiro tempo, a equipe alvinegra silenciou 39 mil torcedores com o gol de Jadson de pênalti aos 23 minutos. E se sabia se defender com um jogador a menos, com 11 era melhor ainda. O Coringão suportou a pressão do adversário e, no segundo tempo, Guilherme Arana deixou o seu e deu números finais ao confronto.
O Timão chegava ali à sua décima vitória no Brasileirão, com mais dois empates. Assim, liderava o torneio. Além disso, vencia o segundo Derby no ano. E teria mais um no final daquela temporada, que ganharia ares de decisão naquele momento da competição.
Corinthians, Timão, SCCP, Derby, Vitória, 2017