O Corinthians será o quinto clube da carreira de Léo Natel, de 23 anos.
Livre do contrato com o São Paulo desde 30 de junho, o jogador defendeu também Fortaleza e Apoel, do Chipre, em sua carreira profissional. Sua trajetória na base, porém, começou no Benfica, de Portugal.
Como foi parar em Portugal?
Nascido em Porto Alegre, ele jogava numa equipe amadora de nome "Sport Clube 12 Horas" até ser levado por um empresário para fazer testes em Lisboa em 2014. Após um mês de avaliação num clube de menor porte, chamou a atenção do clube mais vitorioso de Portugal.
– Estive no Belenenses durante um mês, mas o Benfica gostou de mim. Consegui agarrar a oportunidade com as duas mãos – disse ele quando tinha 18 anos, ao jornal "Record".
Entre junho de 2014 e junho de 2015, Léo Natel participou apenas de treinos, já que não tinha contrato com a categoria juniores. Foi apenas em meados de 2015 que assinou vínculo por cinco anos.
A partir dali, foi integrado à categoria sub-19, disputou torneios internacionais e teve como colega o meia Renato Sanches, que se profissionalizou no clube, foi campeão da Euro pela seleção portuguesa em 2016, jogou no Bayern de Munique, da Alemanha, e hoje está no Lille, da França.
– Quando ele tinha 16 anos, eu ia colocá-lo no Internacional, mas gostaram do biotipo dele e levamos para testes em Portugal. Ele ficou lá uns dois anos, disputou até a Champions League Sub-19 – contou o empresário Luis Augusto Carvalho, que administra a carreira do jogador.
O GloboEsporte.com conversou com João Tralhão, que foi técnico de Léo na categoria sub-19. Hoje comentarista de futebol, ele fez vários elogios ao novo reforço do Timão.
–Trabalhamos juntos por um ano. Ele estava num processo de adaptação ao futebol europeu. Teve algumas dificuldades no início, mas depois demonstrou todo o seu potencial. Jogou em várias posições. Adaptei a jogá-lo como defesa lateral para estimular a sua noção de defender. Esteve muito bem. Criativo, rápido no arranque, chute potente e colocado, excelente drible. E muito bom caráter.
Em julho de 2016, porém, Léo Natel achou que era o momento de voltar para casa. Sondado pelo Palmeiras, acabou mesmo no São Paulo para um empréstimo de uma temporada. Eleito o melhor jogador da Copa RS daquele ano, acabou sendo adquirido de forma definitiva seis meses depois.
Mesmo bem avaliado por Rogério Ceni, jogou apenas oito minutos no time profissional. Em 2018, com a ida do ex-goleiro para o Fortaleza, foi emprestado ao clube nordestino antes de ser repassado ao Apoel, do Chipre. Retornou ao Brasil no fim do ano passado e, com o fim do contrato, será jogador do Corinthians. A tendência é de que o anúncio do clube aconteça até o início da próxima semana.
O Timão será dono de 70% dos direitos econômicos do jogador, que ficará com os outros 30%. Ele assinará um contrato válido por quatro temporadas com o Corinthians.
Corinthians, Timão, Léo Natel