No dia 1º de julho de 2009, portanto, há exatos 11 anos, o Corinthians escreveu mais um importante capítulo na história do clube do Parque São Jorge. Com gols de Jorge Henrique e André Santos, o Timão empatou com o Internacional por 2 a 2, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, no jogo de volta da final da Copa do Brasil e conquistou o tricampeonato da competição (o Alvinegro também venceu as edições de 1995 e 2002).
A campanha
A trajetória do terceiro título da história do Timão na Copa do Brasil – cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 10 confrontos – teve início na vitória por 2 a 0 contra o Itumbiara, em Goiás, marcado também por ser o jogo em que Ronaldo Fenômeno estreou com o manto alvinegro.
Depois, na segunda fase, mais uma vitória por 2 a 0, desta vez sobre o Misto-MS, em Campo Grande-MS. Nas oitavas, o Timão enfrentou o Atlético-PR. No primeiro jogo, o Alvinegro do Parque São Jorge perdeu por 3 a 2. No jogo da volta, no Pacaembu, a vitória por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo, sacramentou a vaga nas quartas de final.
Na fase seguinte, a disputa foi contra o Fluminense. No primeiro jogo, no Pacaembu, Dentinho marcou e garantiu a vitória do Corinthians por 1 a 0. No segundo jogo, no Maracanã um empate por 2 a 2 garantiu o Timão nas semifinais.
O Corinthians, então, enfrentou o Vasco e ficou no empate nos dois jogos. No primeiro, 0 a 0 no Pacaembu e na volta, fora de casa, empate por 1 a 1 e classificação pelo critério do gol fora. Antes da decisão em Porto Alegre, o Timão venceu o primeiro jogo por 2 a 0, no Pacaembu – gols de Jorge Henrique e Ronaldo.
O jogo
Mais de 50 mil pessoas estavam no estádio do Beira-Rio. O time, comandado por Mano Menezes, foi a campo com Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas, Jorge-Henrique, Ronaldo e Dentinho. Durante o jogo Cristian, André Santos e Dentinho foram substituídos para entradas de Boquita, Diego Sacoman e Jean, respectivamente.
Nos primeiros minutos, em desvantagem, o adversário veio para cima do Corinthians, que apostou nos contra-ataques. O Timão começou a levar perigo aos 15 minutos. Elias tocou para Jorge Henrique balançar as redes mas o bandeira assinalou impedimento.
Logo depois, aos 20, André Santos cruzou com perfeição para Jorge Henrique, que subiu mais do que a marcação e desviou de cabeça, no canto, sem nenhuma chance de defesa para o goleiro adversário. O segundo gol do Timão veio logo depois. Em boa troca de passes com velocidade, o Corinthians envolveu a defesa adversária e colocou a bola na rede com André Santos.
Aos 28 min, o lateral chutou no alto e fez 2 a 0, em resultado que se manteve assim até o intervalo do jogo. No segundo tempo, o Alvinegro voltou a campo tranquilo e administrava a vitória até os 26 minutos. Alecsandro recebeu livre, na cara do gol, e deu um leve toque na saída de Felipe.
Aos 30 minutos, o Inter chegou ao gol de empate. Apesar disso, o resultado ainda era ótimo para o Timão. Nervoso, sem D´Alessandro, expulso, e precisando de três gols, o Internacional não teve forças e o Corinthians segurou bem o jogo, esperando o final da partida.
No apito final, o Corinthians conquistou seu terceiro título de Copa do Brasil e o segundo em 2009 (naquele ano, venceu também o Paulistão), garantindo a vaga para disputar a Libertadores no ano do seu Centenário.
Corinthians, Copa do Brasil, História, Timão, SCCP, 2009