27/6/2020 19:53

Fisiologista do Corinthians analisa que não houve diferença de rendimento nos atletas contaminados por Covid-19

O tempo de paralisação, mais de três meses sem atividades no CT, prejudicou o condicionamento físico dos atletas, em alguns casos, em até 40% da capacidade

Segundo o fisiologista do clube, Antonio Fedato Filho, as primeiras avaliações não indicaram grandes alterações físicas dos atletas que pegaram o coronavírus para os que não foram infectados.



LEIA TAMBÉM: CBF explica o motivo de querer iniciar o Brasileirão em agosto; confira


Com o maior número de atletas infectados pela Covid-19 nos clubes da Série A, o Corinthians não encontrou diferenças importantes, em termos físicos, para os demais atletas. Em entrevista à CBN, o fisiologista do clube, Fedato Filho, disse, nesta sexta (26), que alguns jogadores que não contraíram a Covid-19, se apresentaram com nível físico inferior do que alguns que testaram positivo.

Pelo menos na primeira impressão, nos primeiros dados coletados, a gente não viu diferença nenhuma de rendimento. Tem atletas que já tiveram, já estão imunes e estão muito bem em relação à média do grupo atualmente, e atletas que não pegaram e tiveram dificuldades por local de treinamento às vezes, e ainda estão na média, ou um pouco abaixo e ainda não conseguiram essa evolução”, explicou.

O tempo de paralisação, mais de três meses sem atividades no CT, prejudicou o condicionamento físico dos atletas. Em alguns casos, a perda foi de até 40% da capacidade fisiológica, segundo Fedato Filho.

Tem variáveis que, dependendo do que foi feito nesses três meses, chega a perder de 30 a 40% de sua capacidade. São perdas grandes que a gente tem num tempo desses sem treinar, a gente encontrou uma equipe não tão homogênea quanto a gente está acostumado, algumas variáveis mais baixas, como capacidades aeróbias e força que a gente perde bastante, mas também foi uma surpresa boa essa primeira semana, eles já conseguiram iniciar a recuperação disso”.

Os oito jogadores que seguem afastados e não tiveram os nomes divulgados, estão realizando atividades de casa, mas o fisiologista do Corinthians admite que no caso deles, a preparação está atrasada em relação aos demais, e a comissão técnica já está preparada para recebê-los.

A gente sabe que o espaço de um campo que o atleta tem pra treinar e o espaço que ele tem dentro de casa, ou mesmo na academia ou no condomínio, é bem mais limitado. Então é muito difícil esses atletas chegarem com a mesma carga de trabalho dos atletas que já retornaram. Já temos um programa pra esses atletas assim que eles retornarem, pra gente conseguir deixá-los no mesmo nível dos demais”.

Sem encontrar um grupo homogêneo, com jogadores ainda infectados, com atletas como Jô que está sem jogar há mais de seis meses, a comissão técnica do Corinthians acredita que seriam necessárias quatro semanas para que os atletas consigam estar próximos dos 100% e aptos para voltar com menos riscos de lesões.

Como a CBF projetou a volta do Brasileirão para o dia 09 de agosto, se tiver que escolher entre diminuir a pré-temporada ou ter mais jogos seguidos lá na frente, o fisiologista do Corinthians, Fedato Filho, prefere ter agora um tempo maior de preparação.

Eu acredito que é melhor ter um tempo agora, do que ter um tempo menor agora pra ter algum tempo a mais entre os jogos. Porque uma pré-temporada depois dessa fase que a gente teve, uma pré bem feita, construindo carga intensa, vai fazer com que a gente consiga proteger esse atleta melhor de uma lesão”, finalizou o fisiologista.



Assim como todos os times de São Paulo, o Corinthians só tem a liberação para voltar aos treinos mais pesados no dia 1º de julho. Até lá, o clube deverá fazer novos testes de Covid-19 para averiguar se os oito jogadores que ainda estão infectados poderão se juntar aos demais.


Corinthians, Fisiologista, Elenco, Jogadores, Contaminados, Treino, Timão, Covid-19



LEIA TAMBÉM: Corinthians teve as contas bloqueadas em de R$ 500 mil em ação de Marcelo Mattos

LEIA TAMBÉM: Cúpula do conselho corintiano vê desrespeito ao órgão em ação contra Andrés

LEIA TAMBÉM: Discussão no telefone, briga aberta e até o Corinthians: como futuro de Tévez virou novela


447 visitas - Fonte: Central do Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians
Corinthians
1 1
Ituano
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota