Um dos nomes mais marcantes da história recente do Corinthians fazia seu primeiro gol pelo clube exatamente oito anos atrás. Romarinho, que havia estreado duas semanas antes, foi as redes simplesmente em um clássico contra o maior rival, o Palmeiras. E mais do que isso, anotou os dois gols alvinegros no triunfo por 2 a 1 naquele Derby.
O jovem atacante, que então tinha apenas 21 anos, fez no dia 24 de junho de 2012 o seu primeiro jogo como titular no Timão. Antes, saiu do banco nas partidas contra Grêmio, em 10 de junho, e Ponte Preta, no dia 17, ambas pelo Campeonato Brasileiro, e nas duas sem balançar as redes. Mas desta vez, foi escalado por titular pelo técnico Tite.
Em meio à disputa da fase final da Conmebol Libertadores daquele ano, o comandante alvinegro repetia o feito das duas partidas e escalaria pelo nacional um onze inicial praticamente reserva. Entravam em campo: Julio Cesar; Weldinho, Wallace, Paulo André e Ramón; Marquinhos, Willian Arão, Douglas; Willian, Romarinho e Liédson.
O Timão não teve um bom começo no jogo, sofrendo um gol logo aos cinco minutos. Apesar disso, respondeu bem e rápido com Liédson, que deu uma bicicleta dentro da área e mandou a bola na trave, e Weldinho, que chutou de fora da área e o goleiro adversário espalmou. Mas o empate viria aos 34 minutos.
Em jogada pela direita, Weldinho cruzou na área para Willian, que ajeitou fora da área para Liédson. Sem dominar, o Levezinho cruzou rasteiro e Romarinho, que fechava em velocidade na pequena área, completou de letra para o gol.
Estreia com gol de letra em um Derby é para poucos. Mas Romarinho não pararia por ali. No início do segundo tempo, o Coringão teria mais duas chances, com Willian e Douglas, mas ele quem viraria o marcador. Aos 11 minutos, recebeu pela direita na entrada da área, deu drible de corpo e chutou forte. A bola ainda explodiu na trave esquerda antes de entrar.
O Timão ainda teve mais três chances com Liédson, Ramón e Weldinho, em chutes da entrada da área que pararam no goleiro adversário. Mas estava escrito que o nome da vitória naquele derby seria Romarinho, que faria seus primeiros gols e conseguiria sua primeira vitória com a camisa alvinegra.
Corinthians, Palmeiras, Romarinho, Gols, Derby