9/6/2020 13:53

Empresa investiga relato de perseguição política em dispensa de corintiano

Empresa investiga relato de perseguição política em dispensa de corintiano
A multinacional Softtek afirma estar investigando a acusação de que rescindiu o contrato do torcedor Emerson Vitalino por perseguição política. Conhecido como Emerson Osasco, o corintiano é um dos líderes dos protestos pela democracia em São Paulo e fez uma manifestação antirracista na Av. Paulista no último dia 31 de maio.



Com o punho cerrado em um gesto que imita os protestos do grupo "Panteras Negras", Emerson virou o grande símbolo de resistência da manifestação contra o fascismo e o racismo. No dia seguinte, o desenvolvedor de software teve seu contrato de prestação de serviços rescindido pela Softtek.

"A Softtek condena energicamente qualquer ação de intolerância ou preconceito que se relacione a raças, gênero ou preferências políticas", escreveu a empresa em nota enviada à reportagem. "Respeitamos e apoiamos todas as reivindicações pacíficas que ocorrem atualmente em todo o mundo contra o racismo, a brutalidade policial e o fascismo."

A multinacional, com sede no México e filial em Barueri (SP), afirmou que "atualmente está conduzindo uma investigação para apurar o relatado na reportagem bem como qualquer possível violação de seu Código de Ética."

A empresa, que oferece serviço de tecnologia, diz que contratou Emerson entre 1º e 31 de maio como pessoa jurídica. No dia 1º, um dia após a imagem do programador viralizar nas redes sociais por seu protesto antirracista, a Softekk teria oferecido uma mudança em seu vínculo.

"A Softtek ofereceu-lhe a continuidade do contrato baseado em entregas sob demanda, um modelo muito comum no setor de serviços de tecnologia. Como tal opção não interessou ao Sr. Vitalino, o contrato foi rescindido", diz a empresa.

Procurado pela reportagem, Emerson nega que essa opção tenha sido oferecida. Ele mantém que um gerente admitiu em conversa por telefone que ele estava sendo dispensado por suas preferências políticas.

O profissional afirma que estuda com advogados suas opções para a situação. Depois que a reportagem foi publicada, uma onda de solidariedade se formou em favor do torcedor. O youtuber Felipe Neto chegou a reproduzir a matéria para seus seguidores e Emerson passou a receber várias propostas de emprego.

Internautas também passaram a cobrar um posicionamento da empresa.

Leia a nota da Softekk Brasil:

A Softtek condena energicamente qualquer ação de intolerância ou preconceito que se relacione a raças, gênero ou preferencias políticas;

Respeitamos e apoiamos todas as reivindicações pacíficas que ocorrem atualmente em todo o mundo contra o racismo, a brutalidade policial e o fascismo. Elas refletem o compromisso inalienável e universal da sociedade para com as minorias;

No último domingo, dia 7 de junho, a Softtek foi surpreendida com a citação do nome da empresa na reportagem "Torcedor do Corinthians perde emprego após protesto e fala em perseguição", publicada no portal UOL. Sobre o texto a empresa tem a esclarecer o seguinte:

Na reportagem, o Sr. Vitalino afirma que o término de seu contrato foi devido a "perseguição política". Por esse motivo, a Softtek acionou seu Comitê de Ética para realizar uma investigação que apurou até o momento:

- Entre os dias 1° e 31 de maio de 2020, a Softtek formalizou a contratação direta do Sr. Emerson Vitalino, feita por meio de uma empresa individual constituída por ele em 2005;

- A partir de 1º de junho, a Softtek ofereceu-lhe a continuidade do contrato baseado em entregas sob demanda, um modelo muito comum no setor de serviços de tecnologia. Como tal opção não interessou ao Sr. Vitalino, o contrato foi rescindido.

- O Comitê de Ética da Softtek não encontrou irregularidades na alteração dos termos do contrato entre as partes e atualmente está conduzindo uma investigação para apurar o relatado na reportagem bem como qualquer possível violação de seu Código de Ética.

- A Softtek é resultado de um esforço empreendedor. Oferecemos oportunidades promovendo uma cultura de abertura e respeito. Nossa história, nosso pessoal e nossas políticas são a melhor evidência de nosso profissionalismo e diversidade.

- Fundada em 1982, a Softtek é uma empresa global e a maior empresa de serviços de TI com origem na América Latina. Com um amplo portfólio de produtos e soluções, a Softtek ajuda as empresas da Global 2000 em sua transformação digital. No Brasil, a empresa possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Direção da Softtek Brasil




Corinthians, Empresa, Investigação, Emerson Vitalino, Perseguição política


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2571 visitas - Fonte: esporte.uol

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade