28/5/2020 20:30

[ESPECIAL] 7 melhores campeões da era dos pontos corridos do Brasileirão

Disputado em formato de pontos corridos desde 2003 - inicialmente com 24 participantes e posteriormente 20, como há hoje -, o Brasileirão teve apenas sete campeões diferentes em 16 edições disputadas neste meio-tempo. Dentre estes, quais foram os esquadrões mais vistosos e dominantes que acabaram levando a taça pra casa?



LEIA TAMBÉM: Com dois clubes brasileiros no top 10, jornal divulga ranking das melhores torcidas do mundo; confira


Ranquear campeões não é uma tarefa fácil, mas levamos em conta performance e números para chegar a esta lista:

1. Flamengo (2019)



Trucidou adversários, quebrou quase todos os recordes anteriores da competição neste formato (20 equipes, implementado em 2006) e ergueu a taça com quatro rodadas de antecedência, em um ano de concorrentes sólidos como Santos e Palmeiras. Emplacou artilheiro/vice-artilheiro da edição e preencheu quase todos os setores na seleção do campeonato. Tudo isso jogando um belo e ofensivo futebol, graças à revolução implementada por Jorge Jesus na Gávea.

2. Cruzeiro (2003)



Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro. Sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro de 2003 fez história e, até a ascensão do Flamengo 2019, era apontado de forma inquestionável como o maior esquadrão da história dos Brasileiros de pontos corridos. À época disputado com 24 equipes, o nacional teve o time mineiro como recordista em pontos (100) e vitórias (31). Tinha o craque Alex como maestro, mas todos os setores contavam com ao menos um grande nome.

3. São Paulo (06/07/08)



Conquistas consecutivas são raras em um mercado tão nivelado como a nossa Série A, agora imagina um tri? O São Paulo de Muricy Ramalho fez o improvável, mantendo-se em alta, focado e performando um futebol de excelente nível durante 2006 e 2008. Destaque especial para as campanhas de 2006 e 2007: na primeira, apenas quatro derrotas, melhor ataque e melhor defesa do torneio; na segunda, somente 19 gols sofridos em 38 rodadas, média de 0,5 gol/jogo. Solidez define.

4. Cruzeiro (2013/14)



Um diálogo perfeito entre experiência/juventude, com o garoto Lucas Silva dominando a volância, Fábio e Dedé garantindo atrás e Everton Ribeiro e Ricardo Goulart brilhando no ataque. Um bicampeonato merecido e incontestável, sendo até hoje o último grande trabalho do experiente Marcelo Oliveira. Ofensivamente, o time de 2013 é um dos melhores da era dos pontos corridos.

5. Santos (2004)



Ainda com 24 equipes, o Brasileirão de 2004 teve uma das disputas mais acirradas da era contemporânea da competição, sendo decidido apenas na última rodada. O Santos dos garotos Elano, Diego e Robinho acabou levando a melhor sobre o Furacão de Washington 'Coração Valente', sendo campeão com 89 pontos somados. Mais um grande trabalho de Luxemburgo, destacando-se especialmente a força ofensiva desta equipe, que anotou 103 gols em 46 jogos (2,24 de média).

6. Corinthians (2015)



Tetracampeão na era dos pontos corridos (05/11/15/17), o Corinthians e seu torcedor talvez tenham um carinho mais especial pela conquista de 2017, em que contrariou prognósticos e foi campeão tendo passado mais de um turno inteiro invicto. Em futebol performado e nos números gerais, no entanto, a conquista de 2015 é a mais impactante do clube: 81 pontos, 71% de aproveitamento, apenas cinco derrotas na campanha e 13 pontos de vantagem para o vice-campeão, Galo.

7. Palmeiras (2018)





Dentre todos os listados, o Palmeiras de 2018 é o de menor vocação ofensiva, mas isso não é demérito algum à conquista. Muito pelo contrário. Enquanto muitos 'detonavam' o pragmatismo alviverde sob comando de Felipão, poucos (quase ninguém, na verdade) foram capazes de derrotá-lo dentro das quatro linhas. Uma equipe muito forte mentalmente e consciente taticamente, que ultrapassou a marca dos 80 pontos e levou a taça pra casa com boa vantagem para o vice, Flamengo.


Corinthians, Especial, Campeões, Brasileirão, Ranking, 2015, Timão



LEIA TAMBÉM: Corinthians teve as contas bloqueadas em de R$ 500 mil em ação de Marcelo Mattos

LEIA TAMBÉM: Cúpula do conselho corintiano vê desrespeito ao órgão em ação contra Andrés

LEIA TAMBÉM: Discussão no telefone, briga aberta e até o Corinthians: como futuro de Tévez virou novela


1095 visitas - Fonte: 90min

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians
Corinthians
1 1
Ituano
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota