25/5/2020 11:17

Há 90 anos, Timão disputava clássico Majestoso pela primeira vez na história

Rival até os dias atuais, São Paulo havia sido fundado meses antes; Alvinegro venceu primeiro embate

O Corinthians iniciava uma longa história de rivalidade e, na maior parte do tempo, de vitórias contra um dos seus maiores adversários há exatamente 90 anos. No dia 25 de maio de 1930, foi disputada pela primeira vez uma partida entre o Alvinegro e o São Paulo Futebol Clube, que então possuía outro nome.



Fundado em 1910, o Alvinegro já tinha uma história vitoriosa, com conquistas de sete títulos paulistas até aquele ano – em que inclusive ganharia pela oitava vez. O rival, ao contrário: havia sido fundado quatro meses antes, então sendo chamado de São Paulo da Floresta.

As duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Paulista daquele ano. Dentro de campo, o Timão escalava uma equipe que já era consagrada pelo bicampeonato estadual em 1928 e 29. O técnico Virgilio Montarini levou a campo o goleiro Tuffy; a linha de defesa com Grané, Del Debbio, Nerino e Munhoz; o meio-campo tinha Guimarães mais recuado, Neco e Rato mais ofensivos; os pontas eram Filó pela direita e De Maria pela esquerda, com Gambinha centroavante.

O Coringão começou bem o primeiro Majestoso de sua história, e logo aos 17 minutos os presentes no estádio Alfredo Schürig viram o gol do time da casa ser marcado por Gambinha. O rival, que tinha como destaque Friedenreich, conseguiu empatar três minutos depois, com gol do meio-campista Siriri.

No segundo tempo, com mais pressão alvinegra por atuar em casa, o Timão foi para cima e voltou a ficar na frente do placar aos 28 minutos, com gol de Filó. O placar do jogo não mudou mais, e o Alvinegro venceria o confronto que, mal sabiam os dois times, iria se repetir mais de 300 vezes na história – e mais uma vez naquele ano, em dezembro, com um empate em 1 a 1.

Em 90 anos de clássico Majestoso, o Corinthians venceu o rival 130 vezes, empatando 110 e sendo superado em 105 ocasiões até aqui. Foram 495 gols marcados e 466 sofridos. A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi no Campeonato Paulista de 2020, onde, no estádio do Morumbi, o Timão atuou como visitante e empatou por 0 a 0.

A última vitória corinthiana no confronto veio em partida ocorrida um ano atrás, em 26 de maio de 2019. Naquele dia, a Arena Corinthians recebeu um triunfo alvinegro pelo Campeonato Brasileiro por 1 a 0, com um gol marcado por Pedrinho aos sete minutos do primeiro tempo, e que foi visto por mais de 39 mil torcedores.

Corinthians e São Paulo formam um dos maiores clássicos do país, que já decidiu diversos campeonatos estaduais, com destaque para os de 1982 e 1983, com o time da Democracia Corinthiana. Os pontos mais gloriosos da disputa vieram, no entanto, no título do Timão no Campeonato Brasileiro de 1990 e na conquista da Recopa Sul-Americana de 2013, torneio que opõe os campeões da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana do ano anterior.



Corinthians, Timão, Majestoso, Rivais, História



LEIA TAMBÉM: Corinthians teve as contas bloqueadas em de R$ 500 mil em ação de Marcelo Mattos

LEIA TAMBÉM: Cúpula do conselho corintiano vê desrespeito ao órgão em ação contra Andrés

LEIA TAMBÉM: Discussão no telefone, briga aberta e até o Corinthians: como futuro de Tévez virou novela


549 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

joao paulo     

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIER, TELLECINE, COMBATTE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO.. WHATSAPP 11.957540287

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians
Corinthians
1 1
Ituano
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota