Crédito: Fotos: Daniel Augusto Jr/Corinthians
Contratado com a missão de fazer o Corinthians deixar o futebol reativo para ter um modelo de jogo ofensivo, o técnico Tiago Nunes vê o cargo na corda bamba devido aos resultados ruins e a precoce queda na fase preliminar da Libertadores. Porém, seus números não são muito diferentes de um recente treinador do Timão que fez história com bom trabalho após começo difícil: Mano Menezes.
LEIA TAMBÉM: Torcedores fazem novo protesto contra diretoria na Arena e no Parque São Jorge; veja as fotos
O Torcedores.com vasculhou dados dos recentes técnicos do Timão em seus 12 primeiros jogos para tentar encontrar uma razão para saber se nova mudança no comando é necessária ou o tempo é o melhor remédio e encontrou semelhanças no trabalho de Tiago Nunes com o de Mano Menezes em alguns aspectos. Confira abaixo:
– Números
Em 12 jogos oficiais pelo Corinthians, Tiago Nunes possui três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Já Mano Menezes, que chegou em 2008 com a missão de salvar o Timão, teve desempenho de cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas em 12 partidas.
– Trabalhos
Tanto Tiago Nunes como Mano Menezes tiveram um início de trabalho com a mesma missão: promover mudanças profundas.
Mano iniciou a reconstrução do Corinthians após rebaixamento para voltar a elite do futebol brasileiro e é o responsável pelo início de um modelo de jogo que rendeu títulos importantes como Paulistão, Libertadores, Mundial de Clubes e Brasileiro.
Tiago Nunes chegou ao Timão em 2020 justamente com a meta de mudar o legado de Mano Menezes, Tite e Fábio Carille para fazer o clube praticar um futebol mais próximo de sua história. Não pode faltar a tradicional raça e vontade, mas precisa exibir um bom futebol dentro das quatro linhas.
– Eliminações
Em meio a montagem do time alvinegro há 12 anos, Mano Menezes não recebeu as peças necessárias para formar a equipe que se tornaria vice-campeão da Copa do Brasil e ganhador do Brasileirão Série B com sobras no Paulistão e caiu na primeira fase.
Logo em sua chegada, Tiago Nunes teve a missão – que não concluiu – de fazer o time alvinegro exibir futebol vistoso com menos de um mês de trabalho, caiu precocemente na segunda fase preliminar da Copa Libertadores e corre risco de não avançar para o mata-mata do estadual.
TROCA DE COMANDO OU DAR TEMPO?
Como exibido em três tópicos, os trabalhos de Mano Menezes em 2008 e o atual de Tiago Nunes não possuem tantas diferenças. Pode haver o questionamento de que um tinha a meta de conseguir subir da Série B e o outro já está na elite e precisa engrenar rápido para brigar por grandes títulos. Entretanto, a missão executada com sucesso em 2008 é a mesma da atualidade: a reconstrução.
A intenção do conteúdo acima não é usar Mano para defender Tiago, mas será que realmente que é preciso tanta velocidade para implantar uma mudança na espinha dorsal praticada no clube há 12 anos? A história do próprio clube pode ser a resposta.
Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,
Aonde os números do Mano são iguais do Tiago Nunes, tem 2 vitórias a mais e 2 derrotas a menos, isso é parecido!?