Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O maestro Douglas acertou com um novo clube nesta semana: o Brasiliense, onde disputará o Candangão, Copa Verde e o Brasileirão Série D. Após uma passagem sem muito sucesso pelo Avaí, o meio-campista tenta voltar aos bons tempos de Grêmio e Corinthians. No entanto, esse também pode ser o encerramento de sua carreira como atleta profissional.
LEIA TAMBÉM: Veja os motivos que fizeram Mateus Vital perder espaço no Corinthians de Tiago Nunes
Times
Aos 38 anos de idade, o jogador passou por nove clubes em sua carreira, se destacando principalmente nas duas passagens por Corinthians e Grêmio. Sua jornada começou no Criciúma, onde conseguiu um bom rendimento e se tornou conhecido na região Sul do país. Ficou emprestado por uma temporada ao Rizespor, da primeira divisão turca, mas logo retornou ao clube de Santa Catarina.
Ainda passou pelo São Caetano antes de chegar ao Corinthians para disputar a Série B de 2008. Foi justamente no alvinegro em que o meia se estabeleceu como um jogador de primeira prateleira no Brasil. Ele foi o grande articulador da equipe na conquista do Paulistão e Copa do Brasil de 2009. Foi negociado pelo alvinegro com o Al Wasl, do Emirados Árabes, na metade do mesmo ano.
Retornou ao país em 2010 para atuar com outra camisa que lhe rendeu grandes frutos: o Grêmio. Pelo clube gáucho se tornou campeão do estadual e foi destaque do time na disputa do Brasileirão. Recebeu uma chance na Seleção Brasileira com Mano Menezes, com quem havia trabalhado no Parque São Jorge. No entanto, a única partida pela amarelinha foi um pouco traumática: ele perdeu a bola no meio de campo no final da partida, em lance que resultou no gol do argentino Lionel Messi, decretando a vitória dos Hermanos.
Saiu do Grêmio para atuar novamente pelo Corinthians, onde se tornou campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes – neste segundo ele foi primordial dando a assistência para Paolo Guerrero nas semifinais. Ainda deu tempo para conquistar a Recopa Sul-Americana e o Paulistão em 2013. No ano seguinte, foi emprestado ao Vasco da Gama, onde foi o grande jogador da equipe no retorno à primeira divisão nacional.
Em 2015, mais uma vez retornou ao Tricolor Gaúcho, em passagem que empilhou títulos: Campeonato Gaúcho (2016), Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017) e Recopa Sul-Americana (2018). E finalmente chegou ao Avaí, em 2018, onde conquistou o Campeonato Catarinense, embora não tenha tido uma participação direta.
Títulos
Não é exagero dizer que Douglas é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro: são 18 títulos em 19 anos atuando profissionalmente. Entre eles estão Libertadores, Mundial de Clubes, Copa do Brasil e diversos campeonatos estaduais. Além de dez prêmios individuais com as mais diversas camisas que vestiu ao longo da carreira.
Criciúma
Campeonato Brasileiro Série B: 2002
Campeonato Brasileiro Série C: 2006
Campeonato Catarinense: 2005
Corinthians
Campeonato Brasileiro Série B: 2008
Campeonato Paulista: 2009 e 2013
Copa do Brasil: 2009
Copa Libertadores da América: 2012
Mundial de Clubes da FIFA: 2012
Recopa Sul-Americana: 2013
Grêmio
Campeonato Gaúcho: 2010, 2018
Taça Fronteira da Paz: 2010
Taça Piratini: 2011
Copa do Brasil: 2016
Copa Libertadores da América: 2017
Recopa Sul-Americana: 2018
Avaí
Campeonato Catarinense: 2019
Premios individuais
Melhor jogador – Campeonato Catarinense: 2005
Melhor meio-campo – Campeonato Catarinense: 2005
Melhor jogador – Campeonato Brasileiro Série B: 2008 e 2014
Seleção do Campeonato Gaúcho: 2010 e 2011
Melhor meio-campo do Campeonato Carioca: 2014
Meio meio-campo – Campeonato Brasileiro Série B: 2008 e 2014
Melhor jogador da Copa do Brasil: 2016
Ainda tem fôlego?
Embora seu talento seja inquestionável, Douglas não tem uma sequência dentro de campo desde 2016. Isso porque no início do ano de 2017, o meio-campista teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o que afastou o camisa 10 dos gramados por um ano e meio. Ele só retornou em agosto de 2018, atuando pelo time de aspirantes do Grêmio.
Depois disso o jogador nunca mais teve o mesmo rendimento. São apenas 35 partidas desde a lesão em fevereiro de 2017 – contando duas atuações pelo time sub-23 do Tricolor. Para se ter uma ideia, ele jogou apenas 13 vezes com a camisa do Avaí em todo o ano passado.
Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,
Aí sim. Representou bem o Timão. Diferente de um bosta que hoje fica na tv falando merda e só tem um ou dois títulos.... Chupa!!
Obrigado por tudo que você fez pelo meu Corinthians Douglas! Vida que segue.
OLÁ VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV PRO ASSSINATURA E TA PAGANDO CARO NOS TEMOS SOLUÇÃO LIBERRAMOS CANAIS E REDUZIMOS O VALORES DA FATURA SO PAGA DEPOIIS DO SERVIÇO FOR FEITO WHATSAPP 8897141134