Foto: Edgard Maciel de Sá
Foram necessários 109 anos para o Corinthians enfim disputar sua primeira partida na cidade de Diadema, no ABC paulista. Será neste sábado, às 15h (de Brasília), pelo Paulistão, diante do Água Santa, naquele que também será o primeiro duelo entre as equipes.
LEIA TAMBÉM: O titulo da chamada vem aqui
Segundo o instituto "ABC Dados", que realizou pesquisa nas cidades do ABC em janeiro de 2019, o Timão tem a maior torcida da região, atingindo 37% dos entrevistados – seguido de São Paulo (19%), Palmeiras (12%), Santos (6%), Flamengo (1%) e outros (1%). Há ainda 24% que declararam não ter nenhum time.
Outro indicador é o "Mapa das Curtidas" compilado em dezembro de 2017 e publicado no GloboEsporte.com. Em Diadema, 42,5% das curtidas em páginas de clubes de futebol eram do Corinthians, à frente das páginas de São Paulo (25,5%), Palmeiras (11,8%) e Santos (7,4%) – relembre o resultado clicando aqui.
Um dos corintianos mais famosos da cidade é o zagueiro David Luiz, hoje no Arsenal, da Inglaterra. Em entrevista ao canal "Pilhado", do Youtube, o jogador de 32 anos disse em 2018 que um dia gostaria de realizar o sonho de jogar no Timão.
– Sou corintiano desde pequeno, nunca escondi. Sou de Diadema e escutava no rádio o Marcelinho Carioca batendo falta – citou o jogador, na época no Chelsea, também da Inglaterra.
Uma das principais torcidas organizadas do clube também é da cidade. Fundada em 1979 e localizada na Rua São Jorge, a Estopim da Fiel de Diadema é presença sempre constante nos jogos do Corinthians.
Coração dividido
A partida deste sábado mexerá bastante com Rafael Ribeiro, que é técnico em enfermagem.
Corintiano desde criança, tendo sido até membro da diretoria da Estopim da Fiel no passado, ele passou a acompanhar bastante o clube de Diadema nos últimos anos.
– Estou com o coração dividido. Desde que nasci, me entendo como corintiano, já participei de organizada, caravanas, jogos. E comecei a acompanhar o Água Santa na várzea. Em 2016, surgiu a torcida Aquáticos e passei a fazer parte. Sou ex-presidente desta torcida, a maior do clube, e vi o clube crescer, chegar à elite. Esse jogo será um momento histórico para os corintianos de Diadema.
Embora seja um jogo marcante para as pessoas do município, Rafael tomou uma decisão difícil: não estará presente no estádio nesta tarde. E nem vai ver a partida na televisão.
– Em todos os jogos do Água Santa, eu estou presente, mas contra o Corinthians não dá. Tenho um respeito, um amor, e não seria hipócrita de torcer contra o Corinthians. Mas também não vou torcer contra o Água Santa. Prefiro nem ver pelo meu emocional, pelo meu coração, pela minha consciência e por respeito aos parceiros que fiz no futebol – afirmou o torcedor.
Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,