Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
São Paulo e Corinthians interpretam papéis invertidos de um roteiro idêntico para os rivais em 2019 e 2020. Tricolor e Timão se encaram neste sábado, às 19h (de Brasília), no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O Corinthians chega para o Majestoso na casa do rival após ser eliminado pelo Guarani do Paraguai na segunda fase da Copa Libertadores. É exatamente o mesmo roteiro vivido pelo São Paulo em 2019, quando também caiu para o Talleres nesta fase da Libertadores e depois encarou o rival na Arena Corinthians, onde foi derrotado por 2 a 1.
LEIA TAMBÉM: Fora da Libertadores, Corinthians 'ganha' calendário para afirmar nova cara
Mercado da bola agitado
O São Paulo movimentou os bastidores com contratações de 2018 para 2019: Hernanes, Pablo e Tiago Volpi foram os principais nomes. Biro Biro, Willian Farias, Igor Vinícius e Léo completaram os sete reforços do clube, que acelerou o planejamento justamente para ter um time forte no mata-mata da Libertadores, em fevereiro.
Neste ano, o Corinthians teve postura parecida e entre os grandes de São Paulo foi o que mais se movimentou no mercado. O clube contratou Luan, Victor Cantillo, Matheus Davó, Sidcley, Yony González e está perto de fechar com Éderson.
Troca de treinador em novembro
De 2018 para 2019, o São Paulo trocou de treinador na reta final do Brasileirão: demitiu Diego Aguirre (justamente após um clássico contra o Corinthians, em novembro) e usou André Jardine como interino. Ou seja, saiu de um estilo de futebol reativo para passar a tentar propor o jogo. Na virada do ano, o clube decidiu efetivar Jardine, hoje técnico da seleção brasileira sub-23. Seu ciclo terminou após a eliminação na Libertadores.
De 2019 para 2020 o Corinthians também trocou de técnico. Exatamente no mesmo mês de novembro o Timão demitiu Fábio Carille e acertou com Tiago Nunes. Ou seja, também saiu de um estilo de jogo reativo para outro que tenta propor o jogo. A diferença é que o Corinthians não apostou no interino Dyego Coelho no cargo. Ele dirigiu o time apenas no fim de 2019.
Torneio da Flórida
São Paulo e Corinthians participaram do torneio amistoso nos Estados Unidos durante a pré-temporada antes das respectivas quedas na Copa Libertadores.
Eliminação e Majestoso na mesma semana
Exatamente na mesma segunda semana de fevereiro, São Paulo e Corinthians caíram na Libertadores e depois visitaram o rival fora de casa.
2019: o Tricolor foi eliminado no dia 13 de fevereiro e perdeu o Majestoso, no dia 17;
2020: o Timão foi eliminado no dia 12 de fevereiro e agora tem o Majestoso, no dia 15 de fevereiro.
Clássico na casa do rival
No ano passado, o Corinthians aproveitou o momento de fragilidade do São Paulo depois da queda na Libertadores para vencer o clássico na Arena Corinthians, por 2 a 1, na sétima rodada do Paulistão. Agora, o Tricolor receberá o rival na mesma situação, no Morumbi, pela sexta rodada do estadual, com promessa de bom público: mais de 30 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.
Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,
Mas nessa hostoria toda o Corinthians joga um futebol melhor q o dos bambis em 2019 entao a vitoria do timao é praticamente certa. N me decepcione corinthians mete o ferro nos bambis no nosso maior salao de festas. O morumbicha. Vai Corinthians 3x0 pra nós