10/9/2019 07:38

Fantasma dos empates que atormentou Tite, tem novo alvo: Carille

Fantasma dos empates que atormentou Tite, tem novo alvo: Carille
Uma sequência de empates do Corinthians entre 2010 e 2011 não passou em vão pelos torcedores do time à época. Nas redes sociais, as críticas ao técnico Tite ganharam tom de brincadeira, e também de provocação com o apelido de “Empatite”.

O atual técnico da Seleção Brasileira nunca escondeu seu incômodo com a situação e costumava falar grosso quando o termo era tema de alguma pergunta dos jornalistas.

“Quem diz isso é desinformado. Tive o melhor ataque do Brasil com o Inter em 2008, vim aqui com o Grêmio e meti três no Corinthians em 2001, jogando muito”, disse Tite em uma dessas ocasiões.

No campo, sem se desconectar com seu estilo, Tite conquistou os corintianos ao levar a equipe aos títulos Brasileiro, da Libertadores, Mundial, Paulista e da Recopa Sul-Americana.

Porém, bastou o rendimento cair em 2013 para o apelido voltar com força. Ao fim daquela temporada, o excesso de empates foi um dos argumentos utilizados pela diretoria alvinegra para explicar a não renovação de contrato com o treinador, que voltaria em 2015 com uma nova filosofia de jogo para levar o Timão a mais um título Brasileiro.

Agora, o Corinthians se vê em um cenário semelhante. Dessa vez o comandante é Fábio Carille, mas as igualdades nos placares de novo atormentam o time de Itaquera.

Apesar de não sofrer com apelidos, sequer ter os números da atual campanha ressaltados nesse sentido, Carille já igualou um feito de Tite pelo mesmo Corinthians, em 2013.

O recorte para comparação é o mesmo período do ano, ou seja, desde o início da temporada até a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, ambas disputadas em setembro, com a inclusão dos desafios por outras competições que preencheram esse espaço.

Em 2011, quando ouviu o apelido pela primeira vez, Tite levou o Corinthians a 12 empates nesse período. Já em 2013, o número de empates subiu para 20 em 52 jogos.

O 20º empate foi justamente a marca alcançada por Fábio Carille com o 2 a 2 diante do Ceará, na Arena, no último sábado. O Corinthians 2019 precisou de 52 jogos oficiais e mais quatro amistosos para ‘empatar’ com Tite.

No Campeonato Brasileiro, as campanhas 2013 e 2019 também se equivalem: tanto Tite, lá atrás, quanto Carille, agora, levaram o Corinthians a oito empates até a 18ª rodada.

A lembrança positiva está nas taças erguidas. Em 2013, foi com um empate por 1 a 1 na Vila Belmiro que o Corinthians se sagrou campeão paulista em cima do Santos. Depois, com duas vitórias sobre o São Paulo, veio o título da Recopa Sul-Americana.

Carille voltou e, apesar das críticas durante o Estadual pelo futebol apresentado por seus comandados, garantiu o Tri-Paulista aos corintianos. E com dois empates recentes, levou o time à semifinal da Copa Sul-Americana.

Aliás, só no primeiro semestre o Corinthians precisou de três disputas de pênaltis: contra Ferroviária, Santos e Racing-ARG. Saiu vencedor em todas elas.

Criticado ou respaldado, vistoso ou reativo, o Corinthians de Carille está invicto a 14 partidas e com chances reais de brigar por mais conquistas. Os empates podem ajudar ou atrapalhar, dependendo das circunstâncias. Assim como se igualar a Tite também pode ser visto como um mérito, ou não, dependendo da situação.

Veja os números:

Corinthians até a 18ª rodada do Brasileirão 2019

Campeonato Brasileiro
8 vitórias
8 empates
2 derrotas

Paulista: 6 empates
Copa do Brasil: 1 empate
Copa Sul-Americana: 4 empates
Amistosos: 1 empate

Total: 20 empates em 52 jogos oficiais, mais 4 amistosos.

Corinthians até a 18ª rodada do Brasileirão 2013

Campeonato Brasileiro
8 empates
7 vitórias
3 derrotas

Paulista: 10 empates
Libertadores: 2 empates
Recopa: 0 empates

Total: 20 empates em 52 jogos oficiais.

Corinthians até a 18ª rodada do Brasileirão 2011

Brasileirão: 4 empates
Paulista: 7 empates
Libertadores: 1 empate
Total: 12 empates


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









2352 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Esse elenco é uma vergonha

Esse elenco é uma vergonha

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade