Por: Gabriela Santos
Os clubes brasileiros todos os anos passam pelo mesmo problema, o calendário. Motivo de muitas reclamações, os atletas tem pouco tempo de descanso e em alguns casos até mesmo se lesionam com facilidade. Além do fator jogador, tem ainda os torcedores, principais consumidores que precisam ajustar sua rotina com o futebol quase que diário.
Amanhã iniciará um novo desafio no futebol brasileiro, as seleções Brasileira, Peruana e Colombiana farão suas convocações para os amistosos, afim de testar os jogadores para as Olimpíadas, no ano que vem. Acontece que também nos próximos dias clubes como Corinthians, Grêmio, e Internacional terão pela frente decisões em competições internacionais e nacionais e. Os clubes temem perder seus melhores jogadores, já que Tite informou ter interesse em levar jogadores que atuam no Brasil.
Todos os clubes brasileiros enfrentam uma maratona de jogos, ainda mais quando participam de mais de uma competição, além do Brasileirão, são jogos aos finais de semana e ocasionalmente, no meio da semana. Isso acaba ocasionado uma série de complicações aos clubes, que precisa poupar os jogadores o intercalando diante do grau de dificuldade do jogo.
Alguns torcedores brasileiros gostariam que o Brasil adotasse o mesmo calendário ou um semelhante ao futebol europeu, onde os jogadores tem mais tempo de folga. Isso porque aqui no Brasil o intervalo de jogo médio é de 72 horas, já nas ligas inglesa, espanhola e francesa, por exemplo, os clubes costumam ter cerca de até sete dias de intervalo.
A CBF já se manisfestou sobre o calendário com a seguinte declaração “No Brasil, nós (a CBF) trabalhamos para atender ao pedido dos clubes, que não desejam deixar de disputar nenhuma competição. O número de competições e o bom desempenho dos times leva a um número maior de partidas disputadas.”
Questionada sobre uma possível adaptação do calendário nacional ao europeu a CBF também se justificou. “A entidade conversa com clubes, emissoras de TV e patrocinadores durante toda a temporada para preparar o calendário da próxima. Nenhuma hipótese deixa de ser debatida.”
E para você, o calendário de jogos é um desrespeito aos torcedores e aos clubes?
Nao eu acho que têm que continuar nesta pegada mesmo
Isso acontece porque os clubes tem rabo preso com a cbf