Começou a Copa América 2019, com dois jogadores do Timão na equipe canarinho comandada por Tite: o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner. Por isso, o Corinthians.com.br relembrará, nos próximos dias, as participações de atletas do Alvinegro nas edições anteriores da competição.
Na Bolívia, em 1963, o time da casa aproveitou a altitude e conquistou seu primeiro título da competição. Pelo Brasil, o zagueiro Cláudio Danni representou o preto e branco. O defensor foi titular da zaga alvinegra por três temporadas, de 1963 a 1965.
Sem sede fixa, a Copa América de 1979, primeira disputada no novo formato eliminatório que se assemelha ao da Copa do Mundo, teve o Paraguai como campeão e o Brasil como terceiro lugar.
Além do craque Maradona, a competição abrigou outros excelentes jogadores, como os brasileiros, e corinthianos, Sócrates, Amaral e Palhinha. Jogador da Copa do Mundo do ano anterior, o zagueiro Amaral era conhecido por sua técnica e calma para sair jogando, que ajudou o Timao a conquistar o Paulista de 79. Também dono de grandes atuações, Palhinha era considerado o melhor do time na histórica conquista do Campeonato Paulista de 1977, jogou 148 jogos pelo Corinthians e marcou 44 gols.
Sócrates ainda defenderia a Seleção canarinho na Copa América de 1983 – no auge da Democracia Corinthiana. Mas isso você confere no próximo capítulo do nosso especial.