O Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba, comentou o uso do VAR já nas oitavas de final da Copa do Brasil e enalteceu o recurso. Em entrevista à CBF TV durante o sorteio dos confrontos do torneio, o ex-árbitro se demonstrou confiante quanto à eficácia da utilização do árbitro de vídeo a partir da próxima fase.
“A gente está antecipando uma fase em relação ao ano passado (na última edição, o VAR só foi utilizado a partir das quartas de final). Os árbitros já terão experiência dos estaduais e do começo do Brasileirão, mais conhecimento. A coisa já está fluindo mais naturalmente”, declarou, lembrando que a partir das oitavas de final, a Copa do Brasil já adota as novas regras definidas pela International Football Association Board (IFAB).
LEIA TAMBÉM: Corinthians encara o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil
Gaciba também elogiou a evolução do árbitro de vídeo no futebol nacional. “Saltamos de 5 minutos de paralisação nos estaduais, para 2 minutos e agora no último fim de semana a média foi de 1 minuto”, afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem.
Em relação a possível falta de estrutura em alguns estádios, o ex-árbitro garantiu que não será um problema para a utilização do VAR.
“Se não tiver estrutura, será feito. Tem toda uma estrutura que a CBF está colocando à disposição dos clubes. Todo estádio que receber um jogo das oitavas de final da Copa do Brasil terá árbitro de vídeo”, esclareceu.
Corinthians, VAR, Leonardo Gaciba, Copa do Brasil