Foto: Marcelo Soubhia
Dos sete títulos brasileiros do Corinthians, o bicampeonato em 1998 talvez tenha sido o que o Timão mais se sobressaiu sobre os rivais. Em uma ótima campanha, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo liderou quase todo o campeonato. Com um time recheado de craques, o Alvinegro colecionou vitórias e goleadas naquela competição.
Na época, o Campeonato era dividido em duas fases: na primeira as equipes jogavam entre si e os oito primeiros da tabela se classificavam para o “mata-mata”. A segunda fase começava nas quartas de final, prosseguindo até a final para consagrar o campeão.
Pode se dizer que o Alvinegro sobrou na primeira fase da competição. O Timão estreou no dia 25 de julho contra o Vasco no Maracanã, o resultado foi uma vitória por 1 a 0 do Alvinegro paulista com um golaço de falta de Marcelinho Carioca. Depois dessa partida, o Corinthians se manteve invicto até a 13°rodada do brasileiro.
A equipe que tinha jogadores renomados como: Gamarra, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edílson entre tantos outros, conquistou grandes resultados na primeira fase. Na terceira rodada, o Timão goleou o Atlético-MG por 5 a 1 no Mineirão, com direito a hat-trick do Pé de Anjo.
O Corinthians terminou a primeira fase como líder do campeonato, com 46 pontos em 23 partidas e um dos três melhores ataques da competição, com 46 gols.
Nas quartas de final, o Alvinegro enfrentou o Grêmio. Em um confronto muito disputado, o Corinthians venceu o primeiro jogo no Olímpico por 1 a 0, gol de Rincón. Na segunda partida, vitória gaúcha por 2 a 0 no Pacaembu. A terceira e decisiva partida também foi no Pacaembu. Edílson marcou um golaço aos 37 minutos do primeiro tempo e classificou o Timão para a semifinal. O Capetinha foi decisivo no confronto, o que se repetiria nas fases seguintes do torneio.
O adversário da semifinal foi o Santos, um clássico. A primeira partida foi na Vila Belmiro e o Timão abriu o placar com Gamarra, mas sofreu a virada e acabou derrotado por 2 a 1.
O segundo jogo é marcante para os corinthianos, O Corinthians precisava vencer para se manter vivo no campeonato. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o Timão teve um pênalti ao seu favor, na cobrança Marcelinho bateu devagarzinho e abriu o placar. Aos 15 do segundo tempo, Edílson mais uma vez marcou e garantiu a vitória.
A terceira e decisiva partida foi novamente no Pacaembu. O Santos saiu na frente com um gol de Argel aos 41 do primeiro tempo. O Corinthians precisava empatar para se classificar, e o gol novamente foi dele, Edílson. O atacante recebeu na área, tirou o zagueiro Argel de letra e finalizou para colocar o Timão na final.
A grande decisão foi contra o Cruzeiro. A primeira partida foi no Mineirão, e começou com vantagem dos mineiros. Valdo e Muller marcaram na vitória parcial de 2 a 0 para o Cruzeiro. Aí começou a brilhar a estrela de Dinei. O atacante entrou no segundo tempo e aos 8 minutos diminuiu o placar para o Timão. Três minutos depois, foi a vez de Dinei servir Marcelinho que, na área, empatou a partida.
O segundo jogo da final foi no Morumbi. Em uma partida muito disputada, o placar seguia zerado até o segundo tempo, quando Dinei entrou mais uma vez e deu uma assistência para Marcelinho abrir o placar. Aos 24 do segundo tempo, Marcelo Ramos empatou o jogo para os mineiros exigindo uma terceira partida.
O derradeiro duelo foi, mais uma vez, no Morumbi. O jogo foi muito disputado e ficou no 0 a 0 até o segundo tempo. Luxemburgo colocou Dinei e a estrela do atacante mais uma vez brilhou naquela final. Aos 25 minutos da etapa final, Dinei passou para Edilson que driblou o goleiro e abriu o placar para o Corinthians. Com a vitória o Timão conquistava o título, mas ainda deu tempo de Dinei dar mais uma assistência para o gol de Marcelinho Carioca. A partida terminou 2 a 0 para o Alvinegro, que com o resultado, conquistou o seu segundo título brasileiro.
Retrospecto da equipe
Durante o Campeonato Brasileiro de 19908, o Corinthians disputou 32 partidas e somou 18 vitórias, sete empates, sete derrotas, 56 gols marcados e 38 sofridos. Marcelinho Carioca foi o vice artilheiro da competição com 19 gols.