Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com
Pouca gente sabe, mas a CBF faz, em seu site oficial, uma análise dos lances capitais da arbitragem na Série A do Campeonato Brasileiro, apontando erros e acertos dos árbitros.
O GloboEsporte.com fez uma análise de todos os tópicos apresentados pela entidade. A conclusão é que, na opinião da CBF (ao menos nos lances listados por ela em seu site oficial), o time mais ajudado pela arbitragem é a Chapecoense (ganhou seis pontos em erros de arbitragem) e o mais prejudicado é o Corinthians (poderia ter seis pontos a mais).
Até a publicação deste levantamento, a última rodada analisada pela CBF em seu site oficial havia sido a 27ª. Desde então, outras três rodadas já foram disputadas, com novos lances polêmicos de arbitragem, como o gol anulado de Leandro Damião, do Inter, em jogo contra o Santos, na última segunda-feira, quando os árbitros deliberaram por mais de seis minutos antes de uma definição sobre a jogada.
É importante salientar que muitos dos lances polêmicos, contestados por clubes e torcedores, não entram na relação dos avaliados pela CBF em seu site oficial. Não está claro qual o critério utilizado pela entidade.
A tabela abaixo é um retrato apenas dos lances que foram analisados pela CBF em seu site oficial. Vários outros possíveis erros ficaram fora dessa lista.
Um esclarecimento a ser feito é: se Cruzeiro (cinco), Atlético-PR e Santos (quatro) tiveram mais erros contra do que o Corinthians (três), como é o Timão o mais prejudicado, com a perda de seis pontos? Isso se dá porque os erros a favor do Corinthians foram em lances que não tiveram impacto direto no resultado (veja relação completa abaixo).
Corinthians
Foi beneficiado:
- Pênalti não marcado para o Palmeiras, que acabou vencendo por 1 a 0, no segundo turno;
- Gol do Jonathas contra São Paulo, jogo terminou 3 a 1 para o Tricolor no Morumbi.
Foi prejudicado:
- Gol de Leandro Damião em Itaquera, impedido. Jogo acabou 1 a 1;
- Pênalti sobre Gabriel contra o América-MG, em Belo Horizonte. Jogo acabou 0 a 0;
- Pênalti sobre Pedrinho contra o Ceará, em Itaquera, no primeiro turno. Jogo acabou 1 a 1.
Saldo: nos jogos em que foi beneficiado, não haveria alteração no placar final, caso a arbitragem não tivesse errado. Deixou de ganhar seis pontos, porém, já que poderia ter vencido (e só empatou) Inter, América-MG e Ceará.