Foto: Marcos Ribolli
Jair Ventura comandou apenas dois treinos e já percebeu na derrota no Dérbi que terá muito trabalho para fazer o Corinthians reagir. E não há tempo. A partir desta segunda-feira, técnico e elenco começam a pensar no grande alvo do clube para a temporada: a Copa do Brasil.
Veja abaixo o que Jair precisará ajustar no Corinthians para encarar o Flamengo, quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, em busca de uma vaga na decisão do torneio mata-mata:
Ineficiência ofensiva
O Corinthians desaprendeu o que fazer com a bola, sobretudo quando joga fora de casa. Jadson não vive bom momento a ponto de chamar a responsabilidade de criar sozinho. Romero e Pedrinho muitas vezes brigam contra a marcação de até três adversários, enquanto Roger luta no meio dos zagueiros. E isso aconteceu muito no Dérbi. O Palmeiras roubou a bola facilmente e encurralou o Timão nos dois tempos.
Volantes não criam
Negociado com o Shakhtar Donetsk, Maycon faz muita falta ao meio de campo do Corinthians. Sem ele, não há outra alternativa entre os volantes que saiba conciliar marcação e ataque. Contra o Palmeiras, Jair escalou Ralf e Douglas, dois jogadores defensivos e com pouca qualidade ofensiva. Funcionou até Deyverson marcar. Depois, não houve reação. Gabriel, que entrou no segundo tempo na lateral direita, possui as mesmas características.
Fragilidade nas laterais
A dificuldade na saída da defesa para o ataque passa também pelas laterais. Mantuan não tem o nível e a experiência de Fagner tanto na defesa quanto no apoio. Danilo Avelar também não encanta por conta de atuações instáveis e seguidos erros de marcação. Os adversários, aliás, já perceberam isso. Felipão, por exemplo, soltou Dudu, Hyoran, Marcos Rocha e Victor Luiz para cima dos laterais alvinegros. Mantuan é dúvida contra o Flamengo, e Gabriel pode ser improvisado.
Time abalado emocionalmente
Jogar mal não é o único problema do Corinthians. O Timão tem sofrido também para ser forte mentalmente nas partidas. A equipe em nenhum momento pareceu bem psicologicamente para reagir após sofrer o gol de Deyverson no Dérbi. O próprio Jair Ventura admitiu na entrevista coletiva de que precisará trabalhar a autoestima do grupo para as semifinais da Copa do Brasil.
O que melhorou?
O Corinthians deu menos espaços no Dérbi entre as linhas de jogadores. A equipe jogou mais compactada defensivamente e complicou a criação do Palmeiras. Era esse o ponto forte do Botafogo que se destacou com Jair Ventura no ano passado. Saber se defender pode ser fundamental para um bom resultado contra o Flamengo no Maracanã.
Danilo Avelar não joga nada era compromete o time, eu escalaria no 3 5 2
Cassio. Fagner. Marlon. Henrique. Avelar. Ralf..paulo roberto. Jadson. Danilo. Sheik e Jônatas. Vai corinthians. 2x0 timao
Cassio, fagne( Paulo Roberto), Léo Santos, Marlon,por falta de opção Danilo Avelar, Ralf, Araos, Jadson, Mateus Vital, Pedrinho, Jonatas
Lembrando que o Roger não pode jogar a copa do Brasil
Cássio,Fagner,Avellar,Léo Santos,Marllon,Ralf,Paulo Roberto,Jadson,Matheus Vital,Pedrinho,Romero ou Roger.
É impossível que não mede 50 jogador não escolhe 11 para entrar em campo como pode Corinthians tem que contratar mais jogador bom vendeu o jogador bom e não colocou nenhum no mesmo nível aí fica difícil Será que Corinthians esse ano vai ganhar só apenas o Campeonato Paulista não vai ganhar mais nada esse ano já foi eliminado da Libertadores Tá longe do Brasileirão e a Copa do Brasil e agora tem que ganhar faz mudança no time aí ou então liga para Fábio carille às vezes ele passa um escalação de lá da onde que ela esteja para o Corinthians ou não tem WhatsApp dele mais
O Corinthians precisa de mais um armador no time, pode ser o Matheus Vital. Ele sabe conduzir a bola dividir as tarefas com o Jadson. Era isso que o Rodriguinho fazia no Corinthians.
Tem e que mudar peça para mudar o jeito de atacar o adversário tem jogando contratado quê mal fez a estreia e os treinadores não coloca pra jogar.