24/8/2018 20:00

Corinthiano ou corintiano?

Corinthiano ou corintiano?
Essa é, particularmente, uma dúvida que eu sempre tive. Já presenciei torcedores escrevendo de ambas maneiras, corinthiano (com o TH) e corintiano (sem TH). No fundo sempre soube que, a maneira correta de se escrever não era um fator importante. Pois, tudo que importava, importa e sempre importará, é o amor que nós, torcedores, temos pelo Corinthians.

Então vamos lá! Em termos gramaticais, o correto é CORINTIANO, sem H.

De acordo com Pasquale Cipro Neto, um professor de língua portuguesa, idealizador do programa da TV Cultura Nossa Língua Portuguesa e colunista do jornal Folha de S.Paulo até dezembro de 2016, a explicação correta é:

"Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra 'h' de uma série de palavras. Por se tratar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o 'h' no nome da maravilhosa 'Bahia'. O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é 'baiano', sem 'h'. Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é 'corintiano', sem 'h'.'"

Explicando melhor, o dígrafo "TH" não existe na língua portuguesa, mas por "Corinthians" assim como "Bahia" se tratarem de nomes próprios, o "TH" foi mantido. Porém, qualquer palavra derivada, como "corintiano", "bahiano", corintianismo e etc, não deverá ter o "H".

Outra explicação, mais detalhada e completa, vem da vem da professora Isabel Sobreira:

'A professora de língua portuguesa, Isabel Sobreira, afirma que o nome próprio pode ser escrito da forma que quiser, já os adjetivos, não. Eles devem seguir as Normas Ortográficas, segundo o Acordo de 1943.

“Não temos dígrafo th. Temos: nh, lh, ch. Agora, tradicionalmente o nome vinha assim…”, explica Isabel.

“Na língua portuguesa temos dezessete dígrafos (duas letras representando um único som). Os dígrafos ch (chave), lh (malha) e nh (manhã), além de an, en, in, on, un (ando, vendo, vindo, onda e mundo), rr, ss, sc (carro, passo, nascer), qu, gu (querido, guitarra) etc.

Não temos, portanto, th. Em Corinthians, respeita-se a grafia dos nomes próprios, assim como Luís, Luiz, Wanderley, Vanderlei, Matheus, Mateus, Bahia, Jahu etc.

Agora, escrever dentro da norma culta, obedecendo às Normas Ortográficas, as palavras derivadas desses substantivos seguem às Normas: corintiano, baiano, jauense…”, finaliza Isabel Sobreira.'

Resumindo, os dois certos! Particularmente, escrevo "corintiano" em respeito à regra gramatical, mesmo achando "corinthiano" muito mais adequado, em respeito à tradição e em termos futebolístico.

Por: Guilherme Coimbra



VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Ramón Díaz pode ser adversário do Corinthians em 2025, indica jornalista
- CRISE INTERNA? Memphis não envia mensagem de apoio a Augusto Melo; Entenda
- OUTRO OBJETIVO! André Ramalho busca levar o Corinthians para Libertadores após pressão gigantesca









932160 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

samuel natario     

legal não sabia apesar de escrever sem o H

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Vasco Da Gama

Brasileiro

Qua - 11:00 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Cruzeiro
publicidade
publicidade
publicidade