Foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians 2009
Por: Douglas Dias
A última conquista do Timão na Copa do Brasil foi em 2009. Onde teve um fato marcante na vida do Corinthians, sua volta à série A do Campeonato Brasileiro, também naquele ano. O título quase foi conquistado um ano antes, quando, ainda na série B, o Corinthians disputou contra o Sport e perdeu o título no segundo jogo da final, por 2 a 0. O jogo de ida tinha sido 3 a 1 pro Timão no Morumbi.
O ano de 2008 havia sido um ano difícil, ano em que o Corinthians precisou mais uma vez provar que a superação era o elemento mais importante da sua história. Após os escândalos ocorridos por conta do ex-presidente Alberto Dualib, e o fim da parceria com a MSI que deixou o clube em uma situação financeira complicada, e que levou à queda para série B.
O time se reergueu e voltou com méritos para disputar a série A de 2009. No entanto, o Corinthians ainda precisa ir atrás de um título para presentear a Fiel, que jamais virou as costas para o clube, nos piores momentos.
E assim, o ano de 2009, foi para o Corinthians, o ano fenomenal. Não só pela conquista da Copa do Brasil, mas pela conquista também do Paulista e pela chegada do ídolo Ronaldo Fenômeno ao elenco, que fez o Timão mudar de patamar no mundo do futebol.
Na trajetória do campeonato, o Corinthians passou pelo Itumbiara e pelo Misto vencendo os dois confrontos por 2 a 0. Na época, o regulamento dizia que o time visitante que ganhasse por dois gols de diferença, eliminaria o jogo de volta, tal fato que o Corinthians conquistou nestes dois jogos.
Nas oitavas, o Corinthians enfrentou o primeiro desafio: o Atlético Paranaense. O primeiro jogo terminou com vitória Atleticana, por 3x2, para desespero da nação corinthiana mas com um alívio, pois perdia por 3 a 0 e nos minutos finais conseguimos dois gols.
No segundo jogo, no entanto, o Corinthians buscou o resultado, e conseguiu fazer 2x0, placar suficiente para a classificação.
Daí pra frente, não perdeu mais: embalou uma vitória por 1 a 0 e um empate em 2 a 2 contra o Fluminense, nas quartas de final.
Nas semifinais encontrou o Vasco, e saiu do Rio de Janeiro com um empate em 1 a 1. O jogo da volta, terminou em um tenso 0 a 0, que classificou o Corinthians (já que gols fora de casa era critério de desempate). A partida também ficou marcada com o episódio da torcida corinthiana, que queimou o ônibus que trazia a delegação vascaína (obviamente, sem vascaínos dentro).
A parte triste dessa história, e a que ninguém conta, é que antes do ônibus queimado, um ônibus de torcedores corinthianos foi atacado por quatro ônibus da Força Jovem (torcida organizada do Vasco), que culminou com muitos feridos e um torcedor corinthiano morto, a caminho do jogo. Um dia que era para ser de festa, mais uma vez acabou mal por conta de vândalos que não sabem torcer e conviver com outros seres humanos.
Este ocorrido ficou marcante em minha cabeça, pois na época eu tinha apenas 10 anos de idade.
Apesar de tudo, em campo, os jogadores cumpriram seu papel: classificaram o Corinthians para a grande final, contra o Internacional.
Em casa, no primeiro jogo, o Corinthians faz 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. O jogo de volta, no Beira-Rio, o Corinthians abre o placar, e depois faz 2 a 0... a vitória parecia garantida. Ainda assim, o Internacional não se entrega, e dá a dose de sofrimento sempre necessária à qualquer corinthiano que se preze, empatando o placar.
Ainda assim, era tarde demais pros colorados. Aquele era o Corinthians, de Ronaldo, Mano, Elias, Felipe, Jorge Henrique, Dentinho, Chicão, William e muitos outros. Aquele era o Corinthians renascido, mais poderoso e mais forte do que nunca.
E de lá pra cá, foi só alegria na vida de um corinthiano. Conquistamos muitos títulos, e lembrando que sempre foi no sofrimento.
Porque se não é sofrido, não é CORINTHIANS!
Vai Corinthians
Vai Corinthians
Eita passou um filme em minha memória.Comesou para mim quando pedi essa camisa roxa a demora para chegar a anciedade da espera e o Corinthians jogo a jogo me dando alegria. Por isso que ser corintiano é diferente tá no sangue .Vai Corinthians.Desculpa pessoa pela empolgação.