Na semana do decisivo clássico contra o Palmeiras, domingo, às 17h, em Itaquera, o torcedor do Corinthians busca motivos para seguir acreditando que a equipe conseguirá recuperar o bom desempenho, vencer o Dérbi e buscar o título brasileiro de 2017.
Para ajudar o corintiano, o GloboEsporte.com listou quatro motivos para ainda confiar:
Histórico em clássicos
Campeão paulista e líder isolado do primeiro turno, o Corinthians tem um bom rendimento diante dos seus três arquirrivais nesta temporada. Em 11 confrontos, venceu seis, empatou quatro e perdeu apenas um, contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.
Contra o Palmeiras, foram dois confrontos: a vitória por 1 a 0 na fase eliminatória do Paulistão, em Itaquera, considerada até hoje como o ponto de virada da equipe na temporada, e 2 a 0, na Arena no Palmeiras, no primeiro turno do Brasileirão, em exibição de gala de Guilherme Arana.
Veja a lista:
São Paulo 0x0 Corinthians - Torneio da Flórida
Corinthians 1x0 Palmeiras - Paulistão
Corinthians 1x0 Santos - Paulistão
São Paulo 1x1 Corinthians - Paulistão
São Paulo 0x2 Corinthians - Paulistão
Corinthians 1x1 São Paulo - Paulistão
Corinthians 2x0 Santos - Brasileirão
Corinthians 3x2 São Paulo - Brasileirão
Palmeiras 0x2 Corinthians - Brasileirão
Santos 2x0 Corinthians - Brasileirão
São Paulo 1x1 Corinthians - Brasileirão
Jô ainda é o cara
Não dá para Jô resolver todos os jogos, mas mesmo com a má fase coletiva e individual de vários jogadores alvinegros, o centroavante segue deixando seus gols.
Ao todo, são 22 na temporada, sendo 15 deles apenas no Brasileirão, onde é o vice-artilheiro, atrás apenas de Henrique Dourado, do Fluminense. Só em clássicos, Jô fez seis neste ano. E quer mais...
– Tenho meus erros também. Algumas coisas do atacante ficam ocultas por fazer gols. Tenho que melhorar com a equipe. Ser humano tem oscilação. Fizemos um primeiro turno excelente, alguns jogadores não estão aparecendo tanto, mas sabem onde têm de melhorar – disse Jô.
Itaquera joga junto
Apesar de duas das seis derrotas da equipe no Brasileirão terem sido em Itaquera, contra Atlético-GO e Vitória, os últimos resultados foram considerados bons: empate por 0 a 0 contra um Grêmio que ainda sonhava pelo título e vitórias contra Coritiba (3 a 1) e Vasco (1 a 0).
Neste domingo, contra o Palmeiras, mais de 41 mil torcedores vão empurrar a equipe alvinegra.
A sete rodadas do fim do Brasileirão, serão quatro jogos em casa e três fora.
Em casa: Palmeiras, Avaí, Fluminense e Atlético-MG
Fora de casa: Atlético-PR, Flamengo e Sport
Em 15 jogos na Arena Corinthians, o Corinthians venceu nove, empatou quatro e perdeu apenas duas vezes, com aproveitamento de 68,9%. Longe de casa, teve 58,3% dos pontos conquistados, com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 16 jogos.
Defesa vacila, mas é a melhor
O setor piorou na virada do turno, mas segue sendo a melhor da competição, com apenas 21 gols sofridos em 31 partidas. O Santos, com 22, vem logo atrás.
1º turno: 9 gols sofridos em 19 jogos
2º turno: 12 gols sofridos em 12 jogos
A grande pedra no sapato do Timão vem sendo bolas cruzadas na área. No Brasileirão, foram 12 gols desse tipo (originados em bola parada ou rolando). Ao longo da semana, esse será um ponto bastante trabalhado pelo técnico Fábio Carille, já que o Palmeiras tem o melhor ataque do torneio.
Caso não tome gols no Dérbi, o Corinthians sairá de campo satisfeito. Isso porque mesmo um 0 a 0 já manteria a vantagem da equipe de Fábio Carille em relação ao vice-líder.