13/8/2017 13:55

Entenda como Clayson evoluiu com Carille e ganhou sequência no Corinthians

Versátil, meia se adapta ao setor ofensivo do Timão e melhora jogo sem a bola

Entenda como Clayson evoluiu com Carille e ganhou sequência no Corinthians
Clayson é orientado por Fábio Carille: conselhos do técnico ajudam em evolução (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag Corinthians)

Quando foi contratado da Ponte Preta, em maio, Clayson era visto pelo Corinthians como um meia-atacante habilidoso, driblador e que poderia ser opção a Romero no ataque.



Três meses depois, Clayson se tornou titular na reta final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, aproveitou suas chances e é um dos principais garçons do Timão na competição: são três assistências, mesmo número de Marquinhos Gabriel e Rodriguinho.

Titular contra Flamengo e Atlético-MG, quando Romero estava lesionado, ele consolidou sua condição no time mesmo quando o paraguaio voltou, contra o Sport. Giovanni Augusto foi quem perdeu vaga entre os titulares.

Três pontos decidiram a permanência de Clayson:

Versatilidade: mesmo aberto pelo lado esquerdo, ele pode jogar mais adiantado, indo à linha de fundo e abusando dos dribles, ou se movimentando para a faixa central do campo, como um meia.

Jogo sem a bola: mais intenso, Clayson evoluiu na marcação e recomposição da linha do meio-campo. Sabe “cumprir função”, como diz Fábio Carille.

Estudo: o meia costuma absorver bem o conteúdo dos vídeos passados pelo CIFUT, departamento de análise de desempenho, para identificar falhas e saber onde melhorar.

– Não tenho dificuldade em nenhuma posição ali, na esquerda, direita ou no meio. São posições em que já joguei. O Carille me conhece, sabe onde posso render mais. Se eu jogar na esquerda ou no meio, principalmente, vai ser indiferente – afirmou Clayson.

Posicionamento de Clayson como titular: liberdade para ir ao fundo e fechar o meio (Foto: GloboEsporte.com)

Pela Ponte Preta, Clayson fez ótimo Campeonato Paulista jogando mais centralizado. Abriu o Brasileirão com dois gols sobre o Sport, em Campinas, e logo depois foi negociado. Essa atuação específica, quando já negociava com o Timão, chamou a atenção. Clayson, porém, não pode ser cobrado como um artilheiro.

– Sempre fui mais de assistências, mas faço meus gols também. Gosto mais de dar o passe, fazer jogadas de linha de fundo. Tenho certeza de que, na hora certa, o gol vai sair – destacou.

Contra o Atlético-MG, Clayson mostrou sua versatilidade em um lance: apesar de ter começado o jogo pelo lado esquerdo, criou chance de gol pela direita e, no rebote, posicionou-se como pivô ao perceber a movimentação de Maycon, recebeu o passe e deixou Rodriguinho livre para marcar o segundo gol na vitória por 2 a 0.

Contra o Sport, outra boa característica de Clayson rendeu assistência: sem Jadson, machucado, ele assumiu a responsabilidade nas bolas paradas e cobrou escanteio na cabeça de Pedro Henrique. Foi o terceiro gol alvinegro na vitória por 3 a 1.

No mesmo jogo, ele mostrou evolução tática. Além de ter fechado bem a linha de quatro meio-campistas, pressionou a saída do rival para tentar roubar a bola mais perto do gol. Deu certo aos 40 minutos do primeiro tempo. O próprio Clayson chegou à área e foi travado na hora do chute.

– Do meio para a frente, o Carille nos dá total liberdade. Ainda venho me adaptando à forma tática de o Corinthians jogar. Primeiro é cumprir a função defensiva, depois fica pela qualidade do jogador dali para frente. É muito importante a função tática sem a bola. Não só aqui, mas no futebol como um todo, quem não joga sem a bola perde espaço – avaliou Clayson.

Sua presença no jogo do próximo sábado contra o Vitória, às 16h (de Brasília), em Itaquera, depende da recuperação de Jadson – ele sofreu fraturas em duas costelas, mas está perto do retorno. De folga no fim de semana, o elenco do Corinthians se reapresenta nesta segunda-feira.


VEJA TAMBÉM
- É NOSSO! Corinthians faz pagamento a vista e confirma compra de Hugo Souza
- VAI FICAR! Segundo jornalista, Corinthians deve manter Ramón Díaz como treinador até 2025
- REFORÇO DO ANO! Fabinho Soldado impulsiona renovação e ressignificação no elenco corintiano









36369 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

otimo jogador vai dar muitas alegrias pra nacao

Próximo jogo,ele vai marcar.Vai cleyson!

Clayson tem que ser titular

OLÁ VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade