Há um ano, Cristóvão Borges como técnico e Fábio Carille, como auxiliar
Há um ano, Fábio Carille estava sentado no banco de reservas do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, observando Cristóvão Borges estrear como técnico do Corinthians. No clube desde 2009, ele havia sido preterido para o cargo e mantido como auxiliar pela diretoria. Portanto, é impressionante observar a volta que a vida dele deu. Hoje, o time dirigido pelo agora treinador lidera o nacional com 85,2% de aproveitamento e está a um triunfo de alcançar uma marca histórica para a equipe do Parque São Jorge.
Caso o Corinthians derrote o Grêmio no próximo domingo, em Porto Alegre, Carille igualará o melhor início de Campeonato Brasileiro pelo clube alvinegro. A marca pertence a Tite, seu "professor" no clube alvinegro entre 2010 e 2013 e entre 2015 e 2016.
Em 2011, Tite comandou o Corinthians de forma brilhante nas primeiras dez rodadas. Foram oito triunfos e dois empates. As vítimas foram Grêmio, Coritiba, Fluminense, São Paulo (goleado por 5 a 0), Bahia, Vasco, Inter e Botafogo.
Naquele ano, a equipe também era uma máquina de fazer gols. Havia marcado 18. E a defesa era quase uma fortaleza: apenas quatro tentos sofridos.
Em 2011, o aproveitamento na décima rodada era de 86,7%. Até hoje ele é o maior da história do clube no início de um Brasileiro. Ao longo daquela disputa o desempenhou oscilou, mas o time sagrou-se campeão ao final - com 71 pontos em 38 jogos (62,3%).
Somente outras três vezes no Brasileiro o Corinthians conseguiu obter um aproveitamento igual ou superior a 80% nos dez primeiros jogos. Isso ocorreu em 1980 e em 1999 (ano em que foi campeão) com exatos 80%. E depois em 1993, com 85%.
Com seis títulos do Brasileiro, a média de pontuação do time corintiano nas dez primeiras rodadas da competição nunca foi muito alta. Historicamente fica entre 60% e 70%.
Se não costumava ficar entre os melhores do torneio, também era raro ver o Corinthians entre os piores. Apenas 11 vezes o time teve aproveitamento inferior a 50% dos pontos nos dez primeiros jogos. A pior participação foi em 1995, quando fez oito pontos (26,7%).
Vale lembrar que de 1971, quando o Corinthians estreou no Brasileiro, até hoje muita coisa mudou. Por exemplo: até a edição de 1994 o vencedor recebia dois pontos. Depois passou a ganhar três. Foram muitas fórmulas experimentadas até 2003, quando a CBF adotou os pontos corridos. E o time alvinegro não disputou as edições de 1979 (por protesto) e 2008 (estava na Série B), além de ter iniciado 1982 a partir das oitavas (antes, jogou a Taça de Prata, equivalente a segunda divisão, classificando-se no mesmo ano para a elite).
Carille é o cara
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549