Se no elenco profissional o Corinthians acredita estar bem servido de jogadores e não vê a necessidade de reforços com urgência, a situação é bem diferente no sub-20. Campeão da Copa São Paulo em janeiro, o Timãozinho sofreu desmanche e agora promete contratações.
Os juniores perderam diversos atletas, muitos deles titulares. Alguns foram para promovidos ao elenco principal, como Carlinhos, Mantuan e Pedrinho, e outros atingiram a idade limite da categoria e foram emprestados, como Vinicius Del'Amore e Guilherme Romão, emprestados para Fortaleza e Oeste de Itápolis, respectivamente. Há ainda garotos que ultrapassarão os 20 anos antes da Copinha do ano que vem e outros com perspectiva de serem promovidos ao time profissional.
Agora, a diretoria alvinegra espera não só buscar reforços como evitar que o problema volte a se repetir no futuro:
Diagnosticamos falha na captação. Se captar bem, o clube vai ter sucesso lá na frente. Se captar mal, acontece como agora, que estamos com o sub-20 completamente desfigurado. Fomos campeões da Copa São Paulo e perdemos oito jogadores que não vão disputar a competição no ano que vem. Agora estamos num processo de reformulação. Se a captação viesse bem, os jogadores do sub-17 iriam suprir a ausência do pessoal do sub-20 – argumenta Carlos Nujud, diretor do departamento de formação de atletas do clube há cerca de três meses.
O técnico Coelho já recebeu alguns reforços. Foi contratado o atacante William, que pertencia ao Araçatuba, e garotos da equipe sub-17 foram promovidos, como o meia Bilu e o volante Felipe Nascimento.
No futuro, jovens nascidos em 2000 também devem ser alçados aos juniores. Porém, a diretoria entende que este não é o cenário ideal:
– Estamos subindo alguns jogadores, mas quando isso acontece geralmente falam que se trata de uma geração ruim, afinal os jogadores estão no primeiro ano da categoria e levam tempo para se adaptar. Essa geração que vai para a próxima Copa São Paulo será uma formada por uma adaptação de atletas promovidos do sub-17 com alguns contratados, o que não é o ideal. O melhor seria que todo esse processo fosse trabalhado naturalmente entre as categorias, sem termos que buscar jogadores no mercado – comentou Nujud.
A procura por reforços é feita principalmente pelos profissionais do Centro de Análise de Desempenho e Inteligência da Informação (CADI2) do clube, que no momento procuram jogadores para quase todas as posições do sub-20.
fausto se na europa tivessem categorias de base eficientes precisariam das promessas daqui?
para de babar nas coisas dos outros e valorize as nossas
lambança pra todo lado.
leva o Cristian para sub 20
alguem sabe dizer como os times europeus planejam suas categorias de base ?
senão é bom dar uma passada por lá....
oi boa tarde desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil premiê combate telecine HBO Fox PFC e canais adultos também reduzimos o valor da sua fatura mais informações sobre o assunto chamar no ZAP 11961004639