Que Rodriguinho vem sendo um dos destaques no Corinthians na temporada e é esperança no clássico deste sábado, às 19h, contra o Santos, em Itaquera, você já sabe. Dos 40 gols marcados pela equipe no ano, o meia fez nove, além de ter dado cinco assistências para os companheiros.
O desempenho acima da média foi decisivo para o título paulista e motivou Tite a convocá-lo para os amistosos da Seleção Brasileira diante de Argentina e Austrália, nos próximos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne - por conta disso, ele desfalcará o Timão contra Vasco, São Paulo e Cruzeiro.
Aos 29 anos, Rodriguinho faz questão de tentar parecer discreto fora de campo. Nas linhas abaixo, porém, você lerá dez coisas que, provavelmente, ainda não sabe sobre o jogador do Timão.
1 - DICAS DO ZÉ
Rodriguinho se preocupa muito sobre qual a melhor maneira de administrar o dinheiro que ganha. Junto da família, tem investimentos em Natal, como dois restaurantes administrados por Antônio Ramos, o pai de criação. Por lá, planeja abrir um novo empreendimento que misture gastronomia e balada. Quando jogava pelo Grêmio, recebeu do veterano Zé Roberto, hoje no Palmeiras, uma dica para não investir na compra de imóveis: era melhor fazer aplicações financeiras. Algo que leva para a vida.
2 - O REI DO CAMAROTE
Solteiro, o jogador costuma dizer aos companheiros que faz sucesso na noite. Algo que alguns, em tom de brincadeira, contestam. A vida noturna ficou de lado quando ele atuava pelo Bragantino, em 2010. Na época, viveu em união estável com uma antiga namorada. O caso terminou quando o atleta foi para Belo Horizonte atuar pelo América-MG.
3 - CRAQUE FALCÃO
Assim como vários jogadores, Rodriguinho começou no futsal, jogando pelo ABC de Natal, na cidade onde nasceu. Em 2006, a equipe conquistou um vice-campeonato da Superliga de Futsal em derrota por 3 a 2 para o Malwee/Jaraguá, que, na época, contava com o craque Falcão. No ano passado, Rodriguinho e Falcão se encontraram em um jogo beneficente do cantor Wesley Safadão e conversaram sobre aquela partida.
4 - DE RECUPERAÇÃO
Filho de uma professora de português, Rodriguinho enfrentou um adversário complicado aos 16 anos: a biologia. Reprovado na matéria no primeiro colegial, o garoto teve de mudar de escola para conseguir cursar o segundo ano repetindo apenas a matéria que havia ficado "pendurada". A mudança acabou sendo positiva, já que o técnico da equipe de futsal da escola também trabalhava no ABC. Assim, levou o garoto para o clube.
5 - UMA DOSE
Chamado de "bandido do bem" pelo ex-presidente Andrés Sanchez numa entrevista, Rodriguinho admite consumir bebida alcoólica na folga e trata a questão com bastante maturidade. No passado, o tema já causou mais polêmica, quando se envolveu em um acidente automobilístico sem vítimas em Belo Horizonte, na época em que jogava pelo América-MG. O episódio ajudou em seu amadurecimento.
6 - O GENTE BOA
Rodriguinho é considerado um cara bom de grupo. Ex-companheiro de quarto de Jadson, passou a dividir a concentração com Cássio recentemente. Até o ano passado, os dois eram grandes companheiros fora da rotina do clube. Isso diminuiu um pouco quando o goleiro noivou e se tornou evangélico. Mesmo com as diferenças na rotina, seguem com parceria forte.
7 - DE FRENTE COM O ÍDOLO
Muito fã de Ronaldinho Gaúcho desde a infância, Rodriguinho realizou o sonho de conhecer o craque quando atuava pelo Coelho, já que o ex-Barcelona atuava com a camisa do Galo. Neste ano, os jogadores estiveram juntos novamente em uma festa em São Paulo, à convite do ex-jogador.
8 - ME VÊ 3 PÃEZINHOS!
Antes de ser jogador de futebol, Rodriguinho e o irmão Alexandre, hoje advogado, auxiliavam a mãe, Salete Marinho, e o pai de criação, Antônio Ramos, nos serviços básicos na pequena padaria de bairro da família, em Natal. Quando eram liberados do trabalho, curtiam o dia na praia.
9 - BOM GOSTO?
Desde jovem, Rodriguinho é fã de pagode. Gosta também de rock nacional e sertanejo. Segundo companheiros do Timão, é metido a crítico de cinema, sempre indicando séries para os colegas. A preferida do momento é "Vikings", que está na quinta temporada.
10 - SONHADOR
Apesar da meta de jogar na Europa, Rodriguinho passou a priorizar outro sonho: o de disputar uma Copa do Mundo. Convocado pela segunda vez por Tite para amistosos da Seleção, acredita que, hoje em dia, disputa uma vaga no grupo com Diego, do Flamengo. O desejo de ir para o Mundial da Rússia, em 2018, é tão grande que o meia considera recusar propostas que cheguem para deixar o Corinthians. Tudo para que a mudança não atrapalhe o seu momento às vésperas da competição.
Veja as informações de Corinthians x Santos, pela quarta rodada do Brasileirão:
Data e horário: sábado, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, São Paulo
Corinthians provável: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Desfalques: Balbuena (lesão na coxa direita), Léo Príncipe (estiramento na coxa esquerda) e Vilson (lesão no joelho esquerdo)
Pendurados: ninguém
Santos provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Copete; Renato, Thiago Maia e Vladimir Hernández (Jean Mota); Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira
Desfalques: Zeca (lesão na panturrilha), Lucas Lima (lesão na coxa direita), Gustavo Henrique, (ruptura de ligamentos do joelho esquerdo), Luiz Felipe (ruptura de ligamentos do joelho direito) e Caju (lesão na coxa esquerda)
Pendurados: Victor Ferraz e Copete
Arbitragem: Anderson Daronco, Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (todos do RS)
Transmissão: Premiere (com Jota Jr e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 17h