5/2/2017 16:25

Mais jovem da história do Corinthians, Jô fez apenas 19º gol pelo time e quebrou um jejum de 7 meses

Mais jovem da história do Corinthians, Jô fez apenas 19º gol pelo time e quebrou um jejum de 7 meses
Jô entrou para a história do Corinthians logo na primeira partida que fez. Com 16 anos, três meses e 26 dias, tornou-se o mais jovem a defender o clube. Isso foi em jogo contra o Guarani em 19 de julho de 2003. Exatos 4.949 dias depois ele voltou a jogar oficialmente pela agremiação e marcou na vitória sobre o São Bento por 1 a 0. Foi apenas o 19º dele com a camisa alvinegra, mas ainda assim foi um tento cercado de significado para o atacante.

A começar pelo longo jejum pessoal. Desde 9 de julho de 2016 que Jô não balançava as redes. Foram 210 dias ou mais ou menos sete meses longe das redes. Muito tempo para um atacante. Ocorre que nesse período a vida do jogador mudou diversas vezes.

Quando marcou pela última vez, Jô estava no futebol chinês, jogando pelo Jiangsu Suning. Equipe que aceitou defender após uma passagem frustrada pelo Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, onde deveria ter ficado cinco anos, mas ficou apenas dois.

Um tanto quanto desacreditado acabou topando o convite para jogar na China em fevereiro do ano passado. Não foi uma boa escolha. Fez 24 jogos pelo Jiangsu Suning e apenas nove gols. O último, citado acima, foi numa derrota para o Shandong Luneng.

Naquele dia, o argentino Montillo - hoje jogador do Botafogo - marcou duas vezes e o volante brasileiro Ramires, então companheiro de Jô, foi expulso.

Jô não ficou muito mais tempo no Jiangsu Suning. Em novembro chegou ao Corinthians. Sem poder jogar, ficou treinando e aguardou. Foi apresentado oficialmente somente depois que o Campeonato Brasileiro já tinha encerrado. Jogou a pré-temporada, em Orlando.

Durante todo esse período muitas lembranças de Corinthians vieram a tona.

O já citado recorde como mais jovem a ter jogado foi recordado. Também foi lembrado por ter sido o mais jovem a ter feito um gol pelo clube. Isso ocorreu na vitória diante do Internacional por 3 a 1, em 24 de agosto de 2003, ou seja, 35 dias após ter estreado.

Mas gols nunca foram o forte de Jô no Corinthians. Até o duelo contra o São Bento, ele tinha apenas 18 tentos - 13 deles em jogos pelo Campeonato Brasileiro - em 118 jogos. Uma média muito baixa (0,15) para quem chegouagora para ajudar a resolver.

Pior, a última vez que havia anotado um gol no Brasil foi em jogo do Atlético-MG contra o Palmeiras, em 9 de maio de 2015 - há 637 dias, ou, há 1 ano, 8 meses e 26 dias.

Aos 29 anos, Jô nem é tão velho para os padrões atuais do futebol. Mas a trajetória dele e, especialmente os útimos anos, sugerem um desgaste.

O atacante deixou o Corinthians no final de 2005, após a conquista do Campeonato Brasileiro. Ele esteve em campo na derrota para o Goiás por 3 a 2, na última rodada, tendo entrado no lugar de Nilmar. Depois disso foi para o CSKA Moscou, da Rússia.

Foram cinco anos e meio na Europa, com passagens por Manchester City, Everton e Galatasaray. Voltou ao Brasil em julho de 2011 para defender o Internacional. Em maio de 2012, ou seja menos de um ano, foi para o Atlético-MG.

Teve altos e baixos, não emplacou por muito tempo e acabou indo para os Emirados Árabes. Ou seja, após o Corinthians, foi uma década que começou em alta - teve até passagem pela seleção - e terminou em baixa.

Se não se destacou individualmente, ao menos Jô jogou em times campeões. Pelo Atlético-MG foram dois Estaduais, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e uma Libertadores. No Internacional, faturou um gaúcho e uma Recopa Sul-Americana.

Ganhou a Copa da Inglaterra, pelo Manchester City, o Campeonato Russo, a Copa da Rússia e a Supercopa da Rússia, pelo CSKA Moscou.

Por isso, Jô busca no Corinthians uma retomada na carreira. E gol marcado contra o São Bento, ainda que tenha sido de pênalti, pode ter sido um (re)começo.


VEJA TAMBÉM
- VAI SAIR? Ángel Romero pode ter definido seu futuro pelo Corinthians
- DE SAÍDA? Yuri Alberto deve receber proposta da Inglaterra no fim da temporada
- É DO TIMÃO! Hugo Souza se emociona após ser comprado pelo Corinthians e se declara









31113 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

time ridículo se fosse um clássico nós teríamos levado era uma goleada, os meninos da copinha so subiram para treinar com esses galo velho ai que nao joga nada. Como que esse treinador que so vai durar o campeonato paulista e olhe la, deixa de escrever no paulista, pedrinho,Mantuan e principalmente o Carlinhos q e artilheiro,te faro de gol, nao e como jo que cava penalty nao, ele pois pra dentro dá rede de todos os jeitos. A torcida tem que protestar isso aí pois pelo menos o Carlinhos não podia ficar de fora. Vc vai cair Carille, os meninos dá copinha que ia te segurar mais vc ignorou eles

chegar com coração e raça

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade