6/11/2016 07:29

Análise: dos 6 a 1 aos 0 a 4 em 349 dias. O que houve com o Corinthians?

Timão, que havia goleado o São Paulo na antepenúltima rodada do Brasileiro do ano passado em Itaquera, agora é atropelado pelo rival no Morumbi. Entenda os motivos

Análise: dos 6 a 1 aos 0 a 4 em 349 dias. O que houve com o Corinthians?
Cássio lamenta um dos quatro gols do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Trezentos e quarenta e nove dias separam uma vitória por 6 a 1 de uma derrota por 4 a 0. Do Corinthians que humilhou o São Paulo na antepenúltima rodada do Brasileirão do ano passado para o que foi atropelado pelo Tricolor neste sábado, muita coisa mudou. Craques foram embora e o técnico (Tite) foi para a seleção brasileira, e "só" esses dois fatores já renderam muito textão no Facebook. Difícil mesmo é explicar tamanha falta de apetite do time que apanhou no Morumbi.

O Corinthians se mostrou um time sem gana, sem sangue, sem vibração. E também sem cérebro, sem inteligência, sem organização. Pareciam 11 zumbis em campo, usando as mesmas camisas pretas com listras horizontais daquela tarde de 6 a 1 em Itaquera.

Oswaldo de Oliveira, em sua entrevista coletiva após o jogo, lembrou estar há apenas 20 dias no cargo e reclamou da arbitragem. Para o treinador, não foi pênalti de Fagner em Kelvin, lance que gerou o primeiro gol são-paulino (de Cueva, com "cuevadinha"). A reclamação contra o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva (SE) pode até proceder, já que tem sido cada vez mais comum os lances de pênalti em que o atacante entra na área, corta para o lado e espera o choque com o defensor para se atirar no chão. Um gol logo no início de um clássico, na casa do rival, sempre complica. Mas chega a ser risível o argumento de que o Corinthians perdeu por casa de um erro de arbitragem.
O Corinthians perdeu porque não jogou. Não conseguiu. Em vários momentos, pareceu nem tentar. O primeiro chute a gol, de Rodriguinho, saiu com 37 minutos de jogo. Trinta e sete. Fora essa finalização, de fora da área, o Timão só chegou uma vez à área do rival durante todo o primeiro tempo, numa cabeçada para fora de Romero. E não que o São Paulo estivesse numa noite iluminada (só Cueva se sobressaía). O problema era a apatia corintiana mesmo.

Na entrevista coletiva após o jogo, Oswaldo foi perguntado se "falta qualidade" e se "falta empenho" dos jogadores. Ele respondeu admitindo que precisa de reforços, mas afirmou que "todos estão se empenhando". Onde está o problema então?

É fato que a defesa hoje não tem a mesma qualidade de outros tempos. O Corinthians teve o setor menos vazado em dois dos últimos três Campeonatos Brasileiros. No torneio deste ano, a equipe ainda começou com Tite, que comandou o time nas sete primeiras rodadas, com cinco gols sofridos (média de 0,71 por jogo). Depois que ele saiu, o Corinthians tomou 33 gols nos outros 27 jogos que disputou no torneio (com Cristóvão Borges, Fábio Carille e agora Oswaldo de Oliveira), e a média subiu para 1,22.

Zagueiros que chegaram ao clube como incógnitas foram vendidos como craques (Cleber, Gil, Felipe). Mérito de Tite, que sabe como montar um time bem protegido. Se ele ainda estivesse no clube, dificilmente o Corinthians levaria de quatro, mesmo com Vilson e Balbuena (ou Yago, ou Pedro Henrique, ou qualquer outro que viesse a entrar como zagueiro com Tite). Havia um padrão, havia compactação. A marcação começava no centroavante (Vagner Love), e raramente havia espaços para o adversário.

Oswaldo de Oliveira reclamou da arbitragem no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)

E como explicar a situação dos volantes? Ora com Willians, ora com Camacho, o Corinthians perdeu seu pilar de sustentação defensiva (Ralf) e nunca mais se encontrou. Cueva deitou e rolou no Morumbi.

E não é só isso. O Corinthians atual também não tem mais aquela movimentação no ataque, aquelas triangulações. Fagner foi um dos melhores exemplos de evolução com Tite. Nas jogadas com Jadson e Elias, o lateral ganhou projeção. Chegou à Seleção, justamente com seu ex-treinador no Corinthians. Mas caiu de produção no clube. Jogadores como Giovanni Augusto e Romero estão muito abaixo daquilo que o Timão um dia teve.

Mas o mais importante: falta personalidade ao Corinthians. Renato Augusto, Jadson, Elias... são todos "boleirões", jogadores que sabem ler uma partida, chamam a responsabilidade. O Corinthians que tomou de 4 a 0 do São Paulo parecia um time sem alma, sem cara, sem coração.

Cristóvão Borges tentou, Fábio Carille tentou, Oswaldo de Oliveira está tentando... mas o fato é que o Timão não dá nenhum sinal de reação. Por pura incompetência dos rivais mais próximos (e também com a sorte da mudança no número de vagas para brasileiros na Libertadores), o time ainda luta por uma vaga no torneio continental. Se conseguir, é pra louvar de pé.

Willians, único volante de ofício do Corinthians no jogo, esteve sobrecarregado e deixou Cueva "solto" (Foto: Reprodução)




VEJA TAMBÉM
- PODE SAIR? Torcida do Flamengo especula craque do Corinthians
- DE SAÍDA? Após sondagens, Pedro Henrique define seu futuro no Corinthians
- REFORÇO DE PESO! João Schmidt negocia saída do Santos e Corinthians surge como destino









45054 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

kkkkkkkkk

culpa do roberto andrade esse flp tem que sai do timao cade os cara que bate em jigador quando perde dus partida porque eles bao cobra o presidente e muito dinheiro pra bao cobra esse lixo ne gavioes da fiel ou eus fiel

culpa do roberto andrade esse flp tem que sai do timao cade os cara que bate em jigador quando perde dus partida porque eles bao cobra o presidente e muito dinheiro pra bao cobra esse lixo ne gavioes da fiel ou eus fiel

e ano q vem teremos o 3 vezes melhor fo mundo jo e a lenda do futebol luidy. os torcedores estao sendo enganados, feitos de idiota e nao fazem nada. o corinthians arrecada milhoes e esse maldito do predidente nao investe. com qm ele esta contratando ano q vem vamos cair e nao vi um torcedor indo cobrar o roberto no ct, estamos sendo roubados. jogadores foram vendidos e nao contratamos ninguem, disse que o dinheiro foi pra pagar as contas mas nao aprrsentou nenhuma, como era o nome da chapa desse maldito msm?ah transparencia. roberto de andrade ira afundar o clube com suas ilegalidades, suas fraudes, sua ganancia e sua soberba. Estamos sendo humilhados tanto em campo quanto fora dele e estamos aplaudindo. Esse time sempre foi o meu alento, desde criança, meu dia podia ser uma bosta mas se tinha corinthians anoite td melhorava, ali naqueles 90min o mundo parava, nao existiam problemas, soh a alegria de ver o meu time jogar, pq eu sabia, ganhando ou perdendo, ia ter jogo bom, q se caissemos iamos cair lutando de peh. isso q eu vi ontem nao eh corinthians, nao eh o time q amo.

cade aqueles torcedores loucos pra esperarem o roberto aparecer e darem um cacete nele, soh assim pra essa doença sair do corinthians, esse maldito tem um projeto de afundar o corinthians.

parabens seu Roberto isso fica no seu currículo e quando seus netos perguntarem o sr vai fizer fui o presidente daquele time que perdeu de um time que não teve condições de ganhar do america mineiro isso será uma honra pra VC que não. tem condiçao alguma de ser dirigente de nada aí veio ocorinthians que é um depósito de lixo como o sr com todo respeito aos lixos pois VC é pior do que isso, porque tu és um câncer e como tal tem que ser eliminado não sei o que VC fez que tipo de macumba foi feita porque se foi macumba quantas galinhas VC deve ter oferecido pro capeta, e isso é mais um crime pois o são paulino que matou uma só pode até pegar um ano de cadeia, imagina tu pilantra!... vai passar o resto da tua vida nojenta na cadeia

que vergonha

pelo amor de Deus. O Corinthians de hoje é uma vergonha. Nem se compara ao Corinthians do ano passado. Ontem ele não jogou nda. Está desmotivado. Nem deveria entrar em campo.em Foi uma humilhação. Infelizmente ano que vem ele vai fcar de fora da libertadores. Isto jamais poderia acontecer. Estou mto triste com um time que brilhou ano passado e outros anos que nos trouxe tantas alegrias agora está em uma situação crítica que muito nos envergonha lamentável!!

Romero só tem vontade, qualidade zero e o resto do time nem vontade tem

É isso... falar mais o que ???

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 19:30 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
3 X 1
Corinthians
Vasco Da Gama
publicidade
publicidade
publicidade