23/10/2016 07:51

Da goleada à queda: o calvário do Corinthians até rever o Flamengo

Sem a Copa do Brasil e em busca do G-6, Timão vai ao Maracanã e tenta salvar temporada menos de quatro meses depois de seu melhor jogo contra o mesmo rival

Da goleada à queda: o calvário do Corinthians até rever o Flamengo
Romero fez dois gols contra o Flamengo: melhor atuação do time no Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)

O Corinthians que enfrenta o Flamengo neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã, é muito diferente daquele que enfrentou o mesmo rival há quase quatro meses, na tarde de 3 de julho, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A goleada por 4 a 0 na Arena Corinthians, sob comando de Cristóvão Borges, representou a melhor atuação do Timão na competição nacional e credenciou a equipe à briga pelo título. Desde então, porém, saídas de jogadores, problemas políticos, duas trocas de técnico e a queda na Copa do Brasil deixaram o ambiente tenso. E a vaga na Libertadores em risco.

Neste domingo, Oswaldo de Oliveira tentará resgatar ao menos parte daquele futebol vistoso de quatro meses atrás. Na época, o Corinthians ainda tinha fortes resquícios do trabalho de Tite, que havia saído há poucas semanas para dirigir a seleção brasileira. Agora, o papel de Oswaldo é reconstruir uma equipe esfacelada pelas perdas.

– Nós vamos trabalhar bastante. Vejo o time com potencial para melhorar, para vencer a maioria das partidas que temos pela frente. À medida que for trabalhando, jogando, identificando a melhor forma de jogar, procurando colocar em campo os jogadores em melhores condições, aí sim vamos procurar nestes sete jogos dar mais agressividade à equipe – receitou o técnico.

O GloboEsporte.com lista abaixo os cinco principais pontos que fizeram aquele time que goleou o Flamengo por 4 a 0 cair tanto de produção.

Distância da era Tite

A goleada sobre o Flamengo foi apenas o quarto jogo de Cristóvão Borges no comando do Corinthians. Na época, sua missão era mexer o mínimo possível no legado de Tite. A cada jogo, porém, o técnico foi tentando dar sua cara ao time – a missão deu errado. Com uma defesa mais exposta, o Timão começou a sofrer mais gols, perder jogos e cair na tabela. Depois dos 4 a 0, o Corinthians passou a ter o mesmo número de pontos do então líder Palmeiras, que venceria o Sport no dia seguinte e voltaria à ponta isolada da tabela.

Mais um desmanche

Da goleada ao reencontro com o Flamengo, o Corinthians negociou cinco jogadores e fez Cristóvão Borges reinventar a equipe. Saíram Elias, Bruno Henrique, André, Luciano e Maycon. Os três primeiros eram titulares no momento em que foram negociados. Sem Bruno e Elias, principalmente, o Corinthians perdeu proteção na marcação do meio-campo e qualidade na saída de bola. O time, mais uma vez, sentiu o baque.

Falta de convicções

Em campo, Cristóvão mostrou dúvidas em vários momentos e deixou transparecer que não tinha o elenco nas mãos. Insistiu em substituições erradas, manteve Cássio no gol mesmo em má fase – para não "perder" o goleiro – e viu o Corinthians jogar cada vez menos. Fora de campo, a diretoria garantiu o técnico até o fim do ano. Três dias depois, Cristóvão foi demitido por causa da derrota para o Palmeiras.

Crise política

Antes unidos, o presidente Roberto de Andrade e o ex-presidente Andrés Sanchez estão cada vez mais distantes. A divisão respinga no futebol, que viveu uma crise interna durante o processo de contratação de Oswaldo de Oliveira. O diretor adjunto Eduardo Ferreira, ligado a Andrés, pediu para sair porque não foi consultado sobre o nome do técnico. O vice-presidente André Luiz de Oliveira vai tomar o mesmo caminho. Isolado no poder, Roberto bancou sozinho a chegada de Oswaldo. O time sabe das confusões fora de campo.

Elenco no limite

Mesmo com tantos problemas, o Corinthians avançou às quartas de final da Copa do Brasil e venceu o jogo de ida contra o Cruzeiro. Na volta, porém, o desmanche do elenco teve seu preço. Com poucas opções no banco, Oswaldo mal pôde mudar o panorama da derrota por 4 a 2. Do outro lado, Mano Menezes – rejeitado por Roberto de Andrade – conseguiu mudar seu time e buscar a vitória no segundo tempo. Para o Timão, agora, só resta o Brasileiro.

Veja as informações do jogo deste domingo:

Próximo adversário: Flamengo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília)
Escalação provável: Walter, Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel; Camacho; Romero, Giovanni Augusto, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Marlone); Guilherme
Desfalques: Pedro Henrique, Yago, Danilo e Bruno Paulo
Pendurados: Balbuena, Vilson, Guilherme e Uendel
Arbitragem: Anderson Daronco (Fifa-RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Tempo Real: GloboEsporte.com a partir das 16h


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o América-RN
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense









3750 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

tem que colocar o marlone pra jogar e o gustavo pra ter mais referencia na area

sou corinthians até o fim mais não sei não acho q os urubus vai querer descontar hoje!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade