3/7/2016 07:46

Defesa sólida é arma do Corinthians contra o Flamengo; veja estratégia

Mesmo com sete formações diferentes em 12 jogos, zaga recebe proteção de sistema tático e é a menos vazada do Brasileiro. Neste domingo, missão é parar Guerrero

Defesa sólida é arma do Corinthians contra o Flamengo; veja estratégia
encontrou defesa arrumada em sua chegada (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Com dez gols sofridos em 12 jogos no Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem a melhor defesa da competição e reforça sua sina dos últimos anos. O setor de marcação bem montado tem sido sinônimo de sucesso para o Timão em conquistas recentes e vai tentar parar o ataque do Flamengo neste domingo, às 16h (horário de Brasília), em Itaquera.

A diferença, agora, é que a defesa resiste mesmo com tantas mudanças de nomes – inclusive no banco de reservas, com Cristóvão Borges no lugar de Tite. É possível perceber conceitos que permanecem independentemente de nomes e esquemas táticos utilizados.

Em 12 jogos, o Corinthians teve sete duplas de zaga e três goleiros diferentes. Teve falhas individuais que custaram gols. Não fossem elas, os números seriam ainda melhores.

O setor ofensivo do time carioca não é dos mais produtivos no Brasileirão: apenas 13 gols em 12 jogos. Por outro lado, há Paolo Guerrero, ex-jogador do Corinthians.

Apesar de viver fase conturbada no Fla, ele é considerado o principal perigo para a defesa alvinegra, que, apesar do desempenho, sabe que pode ser ainda mais confiável.

Cristóvão, pela primeira vez, terá quase todos os jogadores do setor à disposição – apenas Yago, machucado, é desfalque contra o Flamengo. Durante o Brasileirão, Cássio, Walter e até Caíque França foram para o gol. À frente deles, o time ainda tem Balbuena, Pedro Henrique e Vilson. Felipe foi negociado com o Porto e deixou o Timão.

Qual o segredo?

Pressão alta, "perde e pressiona", duas linhas de quatro jogadores sem a bola. Todos esses conceitos estão no Corinthians há anos, sob gestões de Mano Menezes e Tite, e não devem se perder com Cristóvão Borges. Nos três jogos à frente do time, ele testou variações no ataque, mas não mexeu na defesa e nem nos movimentos executados pelos jogadores.

– Fala-se muito em defesa, mas é porque o time defende bem, não é só a defesa ou o goleiro. A equipe tem de saber defender bem, e nós sabemos fazer isso. O jogo do Atlético-MG (derrota por 2 a 1) foi assim.
Tivemos 20 minutos de pressão com uma equipe que tem variação grande de jogo, e o Cássio não pegou uma bola difícil. Isso nos dá grandes chances de título – analisou Cristóvão Borges.

O jogo contra o Galo foi o único com a zaga considerada totalmente reserva: Pedro Henrique e Vilson. Pedro, de 20 anos, teve erro decisivo ao recuar uma bola errada para Cássio. Cazares aproveitou a bobeada e fez o segundo gol da vitória atleticana. O goleiro também foi mal.

Fora isso, os sustos são poucos. Mesmo sem Felipe, Balbuena tem se tornado pilar da defesa e dado apoio a Pedro Henrique, que foi bem nos dois jogos seguintes à falha, contra Santa Cruz e América-MG. Yago deve voltar em pouco tempo.

À frente da zaga, o Corinthians conta com Fagner e Uendel, laterais que cresceram muito na marcação. Bruno Henrique e Rodriguinho, atuais volantes, costumam deixar alguns espaços, mas taticamente recompõem bem o setor – Cristian, titular, é considerado nome ideal para proteger melhor a zaga. Ele se recupera de um estiramento muscular na panturrilha direita e deve voltar aos gramados em 15 dias.

Fala-se muito em defesa, mas é porque o time defende bem, não é só a defesa ou o goleiro. A equipe tem de saber defender bem, e nós sabemos fazer isso muito bem
Cristóvão Borges, sobre a zaga do Corinthians

No ataque, Romero e Marquinhos Gabriel correm muito sem a bola e acompanham os laterais adversários, bloqueando jogadas pela linha de fundo. Giovanni Augusto (ou Guilherme) e Luciano ficam mais à frente, fazendo pressão nos zagueiros e volantes.

Apesar do esquema tático coeso e que dá resultados, o Corinthians busca mais um nome para compor a zaga e suprir a ausência de Felipe. Enquanto esse nome não chega, Cristóvão tem total confiança para, a partir da defesa, pensar em objetivos maiores no Brasileirão.

As formações do Corinthians no Brasileirão:
Felipe e Balbuena – 2 jogos
Felipe e Vilson – 3 jogos
Felipe e Pedro Henrique – 1 jogo
Felipe e Yago – 1 jogo
Balbuena e Yago – 1 jogo
Pedro Henrique e Vilson – 1 jogo
Balbuena e Pedro Henrique – 3 jogos

Veja os detalhes do Corinthians para o jogo de domingo:

Próximo adversário:
Flamengo
Local: Arena Corinthians, São Paulo
Data e horário: domingo, às 16h (horário de Brasília)

Escalação provável: Cássio, Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Uendel; Bruno Henrique e Rodriguinho; Romero, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel; Luciano

Desfalques: Camacho, Yago, Danilo, Cristian, Elias, André e Bruno Paulo

Pendurados: André, Bruno Henrique e Fagner

Arbitragem: Héber Roberto Lopes (Fifa-SC), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Nadine Camara Bastos (Fifa-SC)

Transmissão: TV Globo para todo o Brasil (menos PE) (com Cleber Machado, Casagrande, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere (com Jota Júnior e William Machado)

Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h


Nomes mudam, mas defesa continua sólida; Corinthians tem padrão no setor há alguns anos


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3810 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

cadé o Marlone q n tem uma partida sem joga quente coloca o cara pra jogar então pra quer contrataram o cara ele é um bom meis

abre o olho hj nao ta vai ver se continua com essa defesa menos vazada tem q por o marlone o Walter eo lucca p joga aff q treinador burro

abre o olho hj nao ta vai ver se continua com essa defesa menos vazada tem q por o marlone o Walter eo lucca p joga aff q treinador burro

cade o Marlone e o Walter

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade