30/6/2016 07:57

Análise: Corinthians cola na liderança do Brasileirão. Mas o desempenho...

Time de Cristóvão Borges iguala pontuação do Palmeiras na tabela, mas fica devendo no ataque em vitória sobre o América-MG. Falta de tempo prejudica início do técnico

Análise: Corinthians cola na liderança do Brasileirão. Mas o desempenho...
Cristóvão, à frente, terá trabalho no Corinthians (Foto: DOUG PATRÍCIO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

A filosofia implantada no Corinthians desde a era Tite é clara: resultado e desempenho têm de caminhar lado a lado. É por isso que o técnico Cristóvão Borges terá tanto trabalho em seu início no clube, mesmo com a segunda vitória seguida e a pontuação de líder do Campeonato Brasileiro. O time esteve longe de apresentar bom futebol na vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, nesta quarta-feira, em Belo Horizonte.

O resultado foi muito melhor do que o desempenho. Com o triunfo, o Corinthians se igualou ao Palmeiras na ponta da tabela – perde no saldo de gols – e entrou definitivamente na briga pelas primeiras posições. Mesmo assim, há muito o que melhorar.

A defesa é sólida e correu poucos riscos diante de um enfraquecido América, lanterna do campeonato. Pedro Henrique, de 20 anos, mostrou segurança e esqueceu o erro na derrota para o Atlético-MG, há uma semana. Balbuena, Fagner e Uendel continuam confiáveis.

Os problemas começam à frente dessa linha de quatro jogadores. Cristóvão faz testes, mas é prejudicado por desfalques. Camacho, por exemplo, substituiu Rodriguinho no segundo tempo para aumentar a posse de bola do Corinthians, mas ficou apenas 16 minutos em campo por causa de uma lesão na parte posterior da coxa esquerda.

O Timão volta a campo neste domingo, contra o Flamengo, na arena. Mais uma vez, com pouquíssimo tempo para trabalhar e absorver as ideias de Cristóvão. Depois desse jogo, sim, o técnico terá sua primeira semana livre para montar a equipe.

Na bola parada, tudo bem

O Corinthians não teve em campo duas de suas principais características, que explicam a enorme dificuldade em criar chances claras de gol contra o lanterna de campeonato: posse de bola e triangulações. O Timão trocou apenas 187 passes certos, contra 301 do rival. Teve 47% de posse, mas boa parte dela no campo de defesa.


Romero se posiciona entre os zagueiros e aguarda desvio para fazer gol no Corinthians (Foto: Reprodução/TV Globo)

O gol de Romero, aos 9 do primeiro tempo, mostrou ao menos um time forte nas bolas paradas. Apesar de render melhor atuando pelo lado direito do campo, o paraguaio sempre mostrou bom posicionamento, típico de centroavante, para aproveitar esse tipo de jogada. Quando a bola é alçada na área, ele se coloca perto do gol, esperando um desvio – que veio de Balbuena.

O segundo gol, também de bola parada, veio após pênalti sofrido por Luciano, contestado pelo América e marcado pelo árbitro Wagner Reway. Marquinhos Gabriel fez. No fim, apenas seis finalizações, contra 13 do América, que, repetimos, é o lanterna do campeonato.

Agora, o que não funcionou e pode melhorar


Uendel tem sido mais ofensivo do que Fagner; Corinthians muda ponto de equilíbrio no time

1 – O equilíbrio da equipe mudou de lado em relação à formação usada por Tite. Fagner, mais uma vez, avançou muito pouco ao ataque porque já há Romero, atacante, pelo lado direito. Agora é Uendel quem tenta ser mais ofensivo para ajudar Marquinhos Gabriel, meia, pelo lado esquerdo. Cristóvão precisa achar uma maneira de voltar a envolver Fagner no jogo.

2 – Bruno Henrique e Rodriguinho, juntos, dão muito espaço à linha de meio-campo do rival. Alan Mineiro, que até outro dia era titular do próprio Corinthians, encontrou espaços e só não levou mais perigo porque tem lhe faltado qualidade. Camacho é opção interessante, mas teve pouco tempo até sair com dores na coxa.

3 – Guilherme reclama da reserva com razão e precisa ser testado novamente como armador central. Pelo segundo jogo seguido, Giovanni Augusto foi bem marcado e teve dificuldades para voltar até a intermediária e buscar a bola. Algo que o antigo titular sabe fazer bem.

E há boas notícias na defesa

Walter e Vilson devem voltar ao time no jogo contra o Flamengo, dando maior solidez ao setor. Cássio, desta vez, correu poucos riscos e fez o básico. Walter, porém, vive melhor fase.



VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









7515 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

o lixo do treinado é outro patata deixa romero em campo rildo no banco lucca rodriguinho sai fora

esse luciono é um bom jogador mais tem mais q passar a bola pra quem ta mais próximo do gol decha d ser fominha vamos jogar junto o q importa é o resutado positivo vai corinthianssss

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade