17/6/2016 12:42

Opinião: Mano é melhor opção a Tite. Sem eles, Corinthians precisa ousar

Demitido do Shandong Luneng, técnico conhece bem o Timão, mas não é sequer cotado para o cargo. Fernando Diniz e Sylvinho são opções para o atual momento

Opinião: Mano é melhor opção a Tite. Sem eles, Corinthians precisa ousar
Mano deixou o clube em 2014; hoje não é cotado (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Nos últimos oito anos, o Corinthians passou por crises financeiras, políticas, técnicas... Mas não em seu banco de reservas. Com Mano Menezes e Tite – mais uma passagem relâmpago de Adilson Batista – o clube construiu um modelo de sucesso que dificilmente será repetido por quem chegar para substituir Tite, novo técnico da Seleção. Isso porque o único substituto à altura seria o próprio Mano.

Técnico do Corinthians de 2008 a 2010 e em 2014, Mano Menezes não pode passar nem perto da porta do CT Joaquim Grava por causa da relação ruim que tem com o presidente Roberto de Andrade. Mas só Mano conhece o clube como Tite e tem história vitoriosa dentro dele. Demitido do Shandong Luneng há duas semanas, ele poderia se reencontrar no Corinthians.

Em 2014, Mano teve exatamente a mesma missão: substituir um Tite campeão da Libertadores, do Mundial de Clubes, mas que já não conseguia mais tirar motivação de seu elenco. Mano comandou uma reformulação, classificou o time à competição internacional para 2015 e deixou base montada para Tite voltar e ser campeão brasileiro.

Sem Mano, Roberto de Andrade tem duas opções: retroceder ao trazer um técnico só pelo nome ou ousar dando respaldo a modelos novos, mas que seguem a linha do que Tite pregava.

Contratar medalhões como Oswaldo de Oliveira, Abel Braga e até Vanderlei Luxemburgo soaria coerente em um primeiro momento. Mas desde 2008, o Corinthians se desacostumou a um técnico com perfil conservador, sem grandes novidades táticas. Tite e Mano, ao contrário, fizeram sucesso porque conseguiram se reinventar sempre que necessário.

Neste contexto, Fernando Diniz e Sylvinho são os nomes que mais se encaixam no perfil que o Corinthians deveria buscar para o futuro. Os dois têm suas vantagens, mas qualquer um dos escolhidos levaria inovação, estudo e muito trabalho ao clube.


Fernando Diniz visitou o Corinthians após o Paulista; sintonia com Tite (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Fernando Diniz teve três anos de Audax com um modelo ousado, mas que rendeu frutos em 2016. Com o técnico, o modesto clube de Osasco anulou o Corinthians dentro de Itaquera, goleou o São Paulo e fez jogos duros contra o Santos na final do Campeonato Paulista. É um profissional que se espelha em Tite inclusive nos conceitos que prega: pressão na saída de bola adversária, manutenção da posse de bola e triangulações.

Sylvinho não tem a experiência profissional de Diniz, mas tem um trunfo: é velho conhecido de Tite e representaria, também, a continuidade do modelo implantado pelo novo técnico da Seleção. Auxiliar do Corinthians até 2014, o ex-lateral sempre teve a intensidade característica de Tite. Era considerado até pilhado demais por alguns jogadores. Mas conta com a simpatia da diretoria e do elenco que restou daquela época.

O torcedor do Corinthians se acostumou a títulos, a futebol bem jogado. Ele está sedento por uma novidade, uma cara diferente, alguém que não coloque o clube na mesmice de outros tantos técnicos. Se Roberto de Andrade quiser, não precisa se prender àquele rol de medalhões que se reveza entre os clubes brasileiros há anos, até décadas.

Num mundo ideal, o Corinthians deveria usar 2016 como base e esquecer briga pelo título brasileiro. Cobrar resultados e títulos apenas em 2017. A diretoria comandada por Roberto está acostumada a dar respaldo a longos trabalhos. Por que não, então, dar uma chance a quem pode agregar tanto ao clube?


Sylvinho já foi auxiliar do Corinthians; estilo "pilhado" lembra o de Tite (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3396 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

nunca este mano e muito ruim a fase dele ja passou para dirigir o corinthians hoje nao serve gente ja foram duas derrota seguida temos que ganhar domingo vai corinthians

O mano não seria uma boa nesse momento.

e aquele treinador português que tava na ferroviária de araraqua? fez um trabalho por lá . Quem sabe?

mano nao

o problema é que sylvinho não tá muito a fim de treina o timão aí fica complicado os cara tao com medo pois vão assumir debaixo de muita pressão e desconfiança da torcida pelo que tite fez tão muito acostumado e quem vim vai demorar um pouco a se enquadra no timao aí já viu né muita dor de cabeça

Esse mano é muito ruim

aff

e nada

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade