15/6/2016 11:05

Negociação com Tite expõe situação delicada da CBF

Há seis meses, técnico assinou manifesto do Bom Senso FC exigindo renúncia de Marco Polo Del Nero. Hoje, é o plano A para a Seleção, e não há planos B ou C

Negociação com Tite expõe situação delicada da CBF
Tite foi ontem ao Rio de Janeiro para conversar com a cúpula da CBF (Foto: Marcelo D. Sants/Estadão Conteúdo)

Quanto mais demorar a negociação entre Tite e CBF, melhor para Tite. O treinador que há dois anos ficou contrariado por não ter sido chamado para suceder Felipão hoje pode se dar ao luxo de fazer a confederação esperar.

O período compreendido entre julho de 2014 e junho de 2016 serviu para Tite consolidar suas qualidades aos olhos do público, enquanto a imagem da CBF se deteriorou na esteira de prisões, escândalos de corrupção e maus resultados.

Marco Polo Del Nero não vai admitir, mas sempre soube que errou ao chamar Dunga e Gilmar Rinaldi para tentar curar os 7 a 1. Tanto é assim que mandou sondar Tite mais de uma vez ao longo de 2015 e em abril de 2016.

Por vários motivos, Tite sempre disse "não": o projeto não era claro o bastante, a CBF ainda tinha um técnico, a mágoa por ter sido preterido em 2014 ainda estaria viva, havia campeonatos em andamento por um clube ao qual o técnico é muito grato. Tudo pesou.

(Por favor, não cabe aqui o argumento "Tite não trabalharia com gente enrolada com a Justiça". Para ficar num exemplo só: o vice-presidente do Corinthians foi preso - e logo solto - pela Lava Jato e por porte ilegal de armas. Nada disso suja o nome do treinador, não é problema dele. Ao contrário: não se conhece uma mácula sequer na carreira do treinador. Tite está no futebol profissional há tempo suficiente para não precisar ser defendido com argumentos pueris. Sigamos.)

Os resultados entregues por Dunga e Gilmar foram tão abaixo da expectativa que mantê-los ficou insustentável, sobretudo para uma entidade sob tantas pressões - o Departamento de Justiça dos EUA, o Comitê de Ética da Fifa, duas CPIs em Brasília, a Primeira Liga, não falta artilharia contra a CBF.

Pelo menos para os problemas de campo, o que realmente importa ao torcedor, o técnico do Corinthians é a solução perfeita. À diferença das abordagens anteriores, desta vez a CBF tratou de deixar livre o espaço que pretende ver ocupado por Tite.

Dunga e Gilmar foram demitidos após uma "reunião" de 10 minutos. Enquanto Del Nero aguardava a volta da dupla dos EUA para demiti-la, sinais eram trocados com Tite. O resumo dessa conversa prévia pode ser resumida em três palavras:

– Topa conversar?
– Sim.

Um jato foi enviado a São Paulo para buscar o corintiano. Tite se reuniu por três horas com a cúpula da confederação - o presidente Del Nero, o diretor-executivo Rogério Caboclo, o secretário-geral Walter Feldman.

Depois de quase três horas, Tite saiu sem falar, e a CBF precisou fazer grande esforço para dizer que a reunião foi "positiva". O técnico seguiu a regra básica de quem está em vantagem numa negociação: recusou a primeira oferta.

É evidente o desconforto da confederação com a situação: a menos de dois meses da Olimpíada e dois anos da Copa do Mundo - da qual hoje estaria fora - a seleção brasileira não tem técnico. E não há plano B. Nem C.

Seis meses atrás, logo após o indiciamento de Marco Polo Del Nero pelo FBI no Fifagate, Tite assinou um manifesto preparado pelo movimento Bom Senso FC que "exige a renúncia definitiva" do presidente da CBF e a convocação de novas eleições para a entidade.

Para o treinador, é mais fácil explicar a aparente contradição: ele nunca escondeu que tinha o sonho e a ambição de assumir a seleção brasileira, que representa a oportunidade de ser campeão do mundo.
O fato de a CBF fazer de tudo para seduzir alguém que subscreveu crítica tão contundente seria impensável noutros tempos, nem tão distantes assim.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3165 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

espero que ele não vai pra essa seleção de merdas e de corruptos, ele é um cara muito honesto e correto

#ficatite

Quando saiu o Felipão, era pra ser o tite o treinador da seleção brasileira, chamaram o Dunga que nunca ganhou nada como treinador foi um tapa na cara que o Tite tomou na época. pela pessoa que o Tite é na minha opinião, ele não deveria treinar a seleção. pelo fato de não ter sido chamado em 2014. Tite o Corinthians e tua casa.#ficatite.

corinthians sem tite nao combina

A CBF tem que mudar completamente. Esses caras acabaram com a seleção. O objetivo maior deles é fazer com quer empresários levem jogadores a seleção e seja feito dinheiro com isso. Lixo esses cartolas... Tite vai se queimar...

fica no timão tite essa geração do 7×1 não Ta com nada

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade