12/6/2016 18:06

Com bênção de campeões de 1993, Palmeiras vence o Derby e vira vice

Com bênção de campeões de 1993, Palmeiras vence o Derby e vira vice
Cleiton Xavier foi o autor do único gol do Derby, no começo do segundo tempo (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

O dia era 12 de junho e o cenário não poderia ser melhor para o Palmeiras. Dono de um Palestra Itália apenas com alviverdes e visitado pelos campeões paulistas de 1993, que celebraram o título na mesma daquele ano, o Verdão foi bastante superior ao Corinthians, principalmente no segundo tempo, e coroou sua data com uma vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Cleiton Xavier, no começo do segundo tempo, aproveitando rebote de Walter.

O tento, porém, poderia ter saído de diversos outros pés e cabeças dos mandantes, donos de um volume maior de jogo e uma disposição digna do Derby. Com o resultado, os alviverdes ultrapassaram o próprio arquirrival e o Grêmio, alcançando os 15 pontos e a vice-liderança, apenas um atrás do Internacional. Em quatro, o Corinthians estacionou nos 13 pontos.

Foi também o primeiro triunfo do clube do Palestra Itália pós-reforma, repetindo um feito que havia sido conquistado pela última vez na década de 70. Os palmeirenses também mantêm o 100% de aproveitamento como mandante neste Campeonato Brasileiro, enquanto o Timão vê ser encerrada uma sequência de quatro vitórias seguidas.

Na próxima rodada, os comandados de Cuca saem de seus domínios e visitam o Coritiba às 21h45 (de Brasília) da quarta-feira. Enquanto isso, Tite e seus jogadores viajam a Brasília para enfrentar a equipe do Fluminense. O jogo será disputado no estádio Mané Garrincha, quinta-feira, às 21h.

Domínio palmeirense e Timão perigoso

O começo de jogo foi todo do Palmeiras, aproveitando o apoio incondicional da torcida. Pressionando a saída de bola, a equipe alviverde não demorou a ter uma boa chance de marcar. Após lateral cobrado pela direita, a bola sobrou limpa para Gabriel chutar, mas Guilherme conseguiu fazer o corte. Na sequência, Gabriel Jesus saiu cara a cara com Walter. O garoto, porém, também demorou a chutar e foi travado por Felipe, com Walter fazendo a defesa na sequência.

Justamente depois de chegar mais perto de ser vazado, o Timão conseguiu dar o seu primeiro susto em Fernando Prass. Marquinhos Gabriel recebeu bola pela esquerda em contra-ataque e deu bom passe para Luciano, já dentro da área. O centroavante dividiu com o goleiro palmeirense e a bola ficou viva, quicando em frente ao gol. Edu Dracena, no entanto, conseguiu chegar antes de Giovanni Augusto e fez o corte.

Com mais posse de bola e volume de jogo, o Palmeiras soube aproveitar a fragilidade do lado esquerdo corintiano, protegido por Yago, há mais de um mês sem entrar em campo. Primeiro Tchê Tchê ganhou do defensor, invadiu a área e fez o cruzamento, mas parou em corte providencial de Felipe. Depois, Roger Guedes conseguiu o corte em cima do mesmo Yago e bateu rasteiro. Walter, bem posicionado, fez a defesa sem dar rebote.

Por mais que não desse ao time muitas chances claras de marcar, o domínio territorial fazia com que o Corinthians tivesse que apelar para faltas na tentavida de diminuir o ímpeto adversário. Dessa forma, Giovanni Augusto, Cristian e Felipe terminaram o primeiro tempo amarelados. Do lado alviverde, apenas Jean foi advertido, por falta em Marquinhos Gabriel.

O Timão só resolveu colocar a bola no pé nos últimos dez minutos de bola rolando, o que acabou sendo o bastante para ter a chance real de abrir o placar. Em boa construção ofensiva, Uendel fez a ultrapassagem pela esquerda e recebeu bom passe de Marquinhos Gabriel. O lateral cruzou rasteiro, a bola passou pelo miolo da área e ficou sob o domínio de Giovanni. Equilibrado e dentro da área, o meia tirou fácil Moisés do lance, só que chutou mal, rasteiro, mandando longe do gol de Fernando Prass.

Dedo de Cuca, erros de Tite

Para o segundo tempo, o técnico Cuca resolveu tirar Roger Guedes, talvez em sua pior jornada desde que foi contratado, e promoveu a entrada de Cleiton Xavier. Supersticioso, viu sua estrela brilhar logo aos dois minutos. Dudu puxou contra-ataque e deixou Moisés livre. O meia carregou a bola desde a intermediária e bateu firme de pé esquerdo. Walter fez grande defesa, mas o rebote ficou justamente para Cleiton Xavier, que cabeceou para o gol vazio e explodiu o Palestra Itália em festa.

O gol acelerou o ritmo da partida e os alvinegros quase empataram logo na sequência. Uendel cobrou falta pelo lado esquerdo, Fernando Prass saiu do gol e deu um soco na bola, mas ela acabou nos pés de Cristian. O volante foi bem ao cortar a marcação e deu um chute de bico na bola. Ela saiu forte, mas ganhou altura e passou por cima da meta palmeirense.

O volume de jogo dos dois lados aumentou muito, tanto que, antes dos 10 minutos, tanto Palmeiras quanto Corinthians tiveram oportunidades claras de fazer gols. Primeiro foi o Verdão, com Dudu. O atacante saiu rapidamente pelo lado esquerdo, invadiu a área ebateu forte com a perna esquerda, exigindo grande defesa de Walter. Na sequência, em outra falta pela esquerda, Uendel cruzou, Felipe desviou no meio e Guilherme apareceu livre. O camisa 10 teve tempo de dominar no peito, escolher o canto e bater firme de canhota. A bola passou por Prass, mas carimbou a trave do arqueiro e voltou para suas mãos na sequência.

Quando era melhor, Tite resolveu sacar Guilherme e Cristian para colocar Danilo e Maycon. As alterações, no entanto, acabaram com qualquer capacidade de criação corintiana, dando ao Palmeiras muitas chances de ampliar a sua vantagem. A chance mais clara foi aos 28 minutos, após lateral cobrado dentro da área. A zaga não conseguiu afastar e Tchê Tchê, quase na pequena área, ajeitou para Dudu chutar de primeira. A bola entraria, mas Yago, embaixo da trave, conseguiu desviar para fora.

Talvez ansioso pelo final da partida, o Palmeiras resolveu recuar no fim e deu chances ao Corinthians, mesmo sem qualquer inspiração por parte de seus atletas. A punição para o recuo quase saiu no último lance, quando Giovanni Augusto levantou bola na área e Fernando Prass soltou a bola nos pés de Bruno Henrique. O corintiano mandou para o gol, mas Raphael Claus enxergou falta em Thiago Martins, apesar de o arqueiro palmeirense ter trombado no zagueiro.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2016
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Rogério Pablos Zanardo (ambos de SP)
Público: 39.935 pagantes
Renda: R$ 2.763.659,36
Cartões amarelos: Giovanni Augusto, Cristian, Felipe e Fagner (COR); Jean, Zé Roberto, Edu Dracena e Moisés (PAL)
Gol:
PALMEIRAS: Cleiton Xavier, aos 2 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Zé Roberto; Thiago Santos e Jean; Roger Guedes (Claiton Xavier), Moisés (Matheus Sales) e Dudu (Rafael Marques); Gabriel Jesus
Técnico: Cuca

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian (Maycon), Bruno Henrique, Giovanni Augusto, Guilherme (Danilo) e Marquinhos Gabriel; Luciano (André)
Técnico: Tite


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









5190 visitas - Fonte: Gazeta esportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Esse Tite consegui bagunçar o Corinthians só mexe no time quando está perdendo e demora mexer no time vai toma no cu Tite,eu acho que está na hora de sair,filho de uma égua.

o time não jogou nada,tem contratar,outra ja faz tempo que esse time não tem força de ataque e objetividade de gol

É vdd q o juiz não foi bem hj, teve critério diferente com relação a faltas e cartões além do erro maior d dar a falta inexistente no lance q sairia o gol de empate, mas tbm é vdd q jogamos mal e não ganhamos praticamente nenhuma dividida no meio de campo ... kd nossa garra?
Vai Corinthians !!!

será que só joga com pressão esse filhos da puta !!!!

isso ae juliano

aí mano a verdade é que esses filhas da puta não jogarão bola eles vem cambaleando partida por partida isso é vergonha aí e Corinthians seus filhos da puta tem que jogar com raça e amor a corda tite !!!!!!

merda heimm

time ruim sai fora jogadores di meia tigela vão si fuder

vencer roubado eh facil juiz ladrao vagabundo safado

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade