12/6/2016 14:01

Padre corintiano que previu título da Liberta é conselheiro espiritual do time

Jefferson Mengali é padre e torcerdor do Corinthians. Estudioso de São Jorge, o santo padroeiro do clube, ele ficou amigo de Tite após a morte de Kevin Spada

Padre corintiano que previu título da Liberta é conselheiro espiritual do time
Padre Jefferson Mengali ministrando a missa para o elenco corintiano (Foto: Divulgação Corinthians)

Além de dedicado à religião, o Padre Jefferson Mengali é também um corintiano apaixonado. Devoto e autor de um livro sobre São Jorge, padroeiro do clube, ele se tornou também amigo do técnico Tite. A aproximação começou em 2012, no dia da missa de São Jorge quando o padre esperado para oficiar a comemoração não veio e Mengali não só o substituiu como ainda previu o título da Taça Libertadores daquele ano. Os laços entre o padre e seu clube de coração se estreitaram após a trágica morte do menino boliviano Kevin Espada, quando o religioso deu conselhos espirituais ao comandante corintiano. Hoje, Mengali conduz as celebrações ecumênicas para o elenco corintiano na capela do centro de treinamento e sempre encontra tempo de ver o Timão nas arquibancadas.

O padre Jefferson Mengali esteve na Capadócia, na Turquia pra estudar a trajetória de São Jorge. Depois foi a Israel, visitar o túmulo para concluir a pesquisa que resultou num livro sobre a história do popular santo. Agora, como ele chegou até o técnico Tite e se tornou conselheiro espiritual e amigo, isso foi por acaso. Inclusive o prefácio do livro de São Jorge foi feito pelo técnico do Corinthians. Essa amizade nasceu no dia 23 de abril de 2012, justamente durante as comemorações do dia do padroeiro do clube.

- São Jorge foi um soldado romano que nasceu dentro de uma família cristã, portanto, nasceu cristão e que depois vai servir a Diocleciano, o imperador, que é pagão. Diante da perseguição de Diocleciano, com o desejo de acabar e exterminar os cristãos, ai nasce São Jorge e vai mostrar ao mundo a sua fé, a sua força. Todo ano tem a missa em honra a São Jorge no clube. Entrei pra participar, peguei o folhetinho, fiquei lá no meu canto. E pra minha surpresa, o padre que ia celebrar não pôde celebrar, não pôde ir. E um diácono que estava lá me reconheceu e disse: "Você não é padre? Você vai me salvar. Me ajuda” - contou o padre.

Um dia antes daquela missa, o Corinthians tinha sido eliminado pela Ponte Preta no campeonato paulista em 2012. Padre Jefferson confortou Tite e os fiéis corintianos, que estavam na missa, com um discurso que jamais se esqueceu.

- Disse que a tristeza daquele dia se transformaria em alegria, pois naquele ano nós iríamos ganhar a Libertadores. Eu falei isso na missa, dia 23 de abril. E graças a Deus, no dia 4 de julho nós ganhamos a Libertadores de modo lindo, invicto. E aí depois, o decorrer da história nós fomos pro Japão, no mundial. Então foi aí que começou a minha história.

Homem de fé, Tite se identificou com o padre e a relação entre eles se fortaleceu na Libertadores de 2013, após a trágica morte do menino boliviano Kevin Espada. Tite explica melhor:

- A espiritualidade não ajuda o futebol, ajuda o ser humano. No momento da morte de Kevin foi preciso ajuda da minha família, da minha espiritualidade e do padre naquele momento, porque eu estava fragilizado. É um momento muito íntimo, pessoal, e que eu precisava me fortalecer – explica o técnico.

Assim, padre Jeferson virou o conselheiro espiritual de Tite. Sempre que possível, o técnico reúne os jogadores para missas ecumênicas celebradas pelo religioso na capela do centro de treinamento.

- Foi um momento triste. Também pra todos nós do Corinthians. Ninguém queria que aquilo acontecesse. O Tite se manifestou, e foi a partir dali que nós aproximamos mais. Foi a partir daquela situação onde sempre o Tite me chamava pra conversar. E nas orações a questão não é pedir vitória. E sim pedir força, sabedoria, luz para que as decisões tomadas sejam as certas e para que os jogadores não se machuquem. É aquilo que o Tite sempre diz: “para ser merecedor, você tem que trabalhar” - conta o religioso.

Padre Jeferson é titular da paróquia São José em Bragança Paulista, mas também pode ser encontrado em dias de jogos assistindo os jogos do Timão no estádio.

- Sempre que posso eu estou no estádio. Jogo do Corinthians não tem grau de importância. Todos eles são importantes. E o padre xinga também. De vez em quando sai uma palavrinha, mas é só pra extravasar. E peço perdão claro, afinal como eu perdoo todo mundo, sei que eles também me perdoam.




VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









6333 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

muito sábio esse padre, espero que seu palpite para hoje seja vitória Corinthiana, vai Corinthians!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade