1/6/2016 08:22
Caso Marquinhos Gabriel expõe diferenças entre Corinthians e Santos
Antes reserva de luxo no Peixe, meia cresce em importância no Timão, cujo elenco tem mostrado mais qualidade que o do time praiano; rivais se enfrentam nesta quarta
Marquinhos Gabriel vinha sendo tratado no Santos como o substituto natural de Lucas Lima. No fim do ano, chegou até a virar titular, com a lesão de Geuvânio. Faltou dinheiro ao Peixe para comprar o meia em definitivo. O Corinthians foi mais eficiente, acertou sua contratação e hoje aposta pesado no poder de articulação do jogador para bater o rival em Itaquera, às 21h (de Brasília), e se aproximar dos líderes do Brasileirão.
A perda de Marquinhos Gabriel para o Corinthians expõe a dificuldade do Santos em montar um elenco forte. Com Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira, o técnico Dorival Júnior tem um time fortíssimo nas mãos. Sem o trio, não consegue, com seus reservas, manter o nível alto.
Tite, por sua vez, tem um grupo mais homogêneo. Além de Marquinhos Gabriel, o treinador corintiano conta com jogadores como Lucca, Giovanni Augusto, Guilherme e Marlone para a função de armar quando se tem a bola e defender sem ela.
É essa a realidade que se deve apresentar nesta quarta-feira, em Itaquera: um Santos desfalcado por suas principais estrelas contra um Corinthians tentando provar que quantidade também pode ser qualidade.
Marquinhos, no Corinthians, não chega a ser solução. É mais uma peça na nova formação montada por Tite em meio à reconstrução atual do time. Contratado por cerca de R$ 11 milhões, o meia se adaptou rapidamente ao time e marcou logo na estreia, contra o Nacional, pela Taça Libertadores.
Alheio ao clima de eliminação – havia acabado de chegar –, Marquinhos conquistou rapidamente a torcida com boas atuações e um golaço contra o Sport, na rodada passada. Ele divide a responsabilidade com Guilherme e Giovanni Augusto na armação de jogadas. O Corinthians, com um padrão tático definido, parece não sentir as mudanças recentes.
Do outro lado, a ida de Marquinhos Gabriel para o Corinthians causou mal-estar nos bastidores da Vila Belmiro. Dirigentes já davam a contratação do meia quase como certa, mas foram surpreendidos de última hora com o aviso de que ele iria para o rival. O Peixe, então, buscou o argentino Emiliano Vecchio para a posição, mas o armador ainda não assinou contrato.
Enquanto isso, dentro de campo, o Alvinegro não consegue repetir as boas atuações do Campeonato Paulista no Brasileirão. No último domingo, inclusive, perdeu para o Internacional e encerrou a série de 29 partidas sem derrotas na Vila Belmiro. Após quatro jogos disputados, é o 12º na competição nacional, com quatro pontos: uma vitória, um empate e duas derrotas.
O Santos foi o último time a vencer o Corinthians em Itaquera – em agosto do ano passado, fez 2 a 1 e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil.
Veja as informações do clássico desta quarta-feira:
Local: Arena Corinthians, São Paulo
Data e horário: quarta-feira, às 21h (horário de Brasília)
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS), Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Júnior e Belletti)
Tempo Real: no GloboEsporte.com, com vídeos, a partir das 19h
Escalações prováveis:
Corinthians: Walter, Fagner, Felipe, Vilson e Uendel; Cristian e Bruno Henrique; Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto; Luciano
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Vitor Bueno e Rafael Longuine (Ronaldo Mendes); Paulinho e Joel
Desfalques:
Corinthians: Balbuena, Elias, Matheus Vidotto, Yago e Rildo
Santos: Paulo Ricardo, Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Gabriel
VEJA TAMBÉM
- Rival desfalcado: Cruzeiro perde Romero e vê Villalba virar dúvida para decisão contra o Corinthians
- Daronco vira alvo após vitória do Corinthians e leitura labial expõe falas polêmicas
- De carrasco a trunfo: Dorival conduz Timão à porta da final da Copa do Brasil
11277 visitas - Fonte: Globoesporte.com
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas