GAZETAPRESS
O Corinthians garante que a venda de naming rights do estádio está fechada
O Corinthians enfrenta obstáculos na definição do nome que irá rebatizar a sua arena assim que o contrato de venda de naming rights for assinado. Os cartolas alvinegros encaminharam o pedido de registro de marcas a serem apresentadas em concurso para a escolha de seu torcedor, mas foram surpreendidos com recurso em que são acusados de "aproveitamento parasitário da fama alheia".
O time tenta assegurar o uso exclusivo dos seguintes nomes no mercado: Arena do Povo e Arena da Fiel.
Os dois farão parte de votação que irá definir como a sua casa será chamada nos próximos 20 anos. O fundo interessado na compra dos naming rights definiu a estratégia em acordo com o clube.
O departamento jurídico corintiano deu entrada, ainda em novembro, em processo no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para resguardar a exploração comercial de ambos e uma eventual dor de cabeça mais adiante.
Ele teve a sua solicitação de registro do nome Arena do Povo contestada, no entanto.
A responsável pelo pedido de oposição foi a empresa O Povo S/A, dona de um complexo de comunicação que abrange também o jornal O Povo, a TV O Povo e a rádio O Povo.
Em petição encaminhada ao INPI, ela diz que "a marca em apreço (N.R. Arena do Povo) não passa de uma reprodução de suas marcas registradas desde 1956" e classifica a reivindicação do Corinthians como "ato reprovável de concorrência desleal" que encontra paralelo nos tribunais, citando recurso que descreve o conceito de usurpação de marca comercial.
O time de Parque São Jorge se mostrou surpreso em sua resposta e disse que a possibilidade de confusão entre as marcas é nula. Ele destacou ainda que o pedido de registro foi feito em categoria diferente de mercado.
"É um absurdo o monopólio pretendido pela Manifestada de ter para si a exclusividade da expressão tão descritiva POVO", escreveu.
ESPN.COM.BR
Parte da petição enviada pelo Corinthians ao INPI
"Cumpre salientar que, a marca ARENA DO POVO nada mais é do que uma marca que faz alusão ao Estádio de futebol do Clube MANIFESTANTE o que não há ligação com os jornais e revistas da Manifestada. Portanto, não pode o MANIFESTANTE, se conformar com a ABSURDA Oposição proposta pela MANIFESTADA", prosseguiu.
"QUEM NÃO RELACIONA O TÃO AFAMADO TIME DE FUTEBOL CORINTHIANS, QUANDO LÊ OU ESCUTA A EXPRESSÃO "ARENA DO POVO" PARA ESTÁDIOS DE FUTEBOL E SERVIÇOS DESPORTIVOS? IMPOSSÍVEL NÃO RELACIONAR A EXPRESSÃO AO CLUBE MANIFESTANTE", completou, em caixa alta.
Em entrevista no último dia 15 de maio, o ex-superintendente de futebol Andrés Sanchez projetou que a venda dos naming rights do estádio seria feita ainda neste mês.
"Não é que vai não usar um nome ou não. Decidiram por o nome Arena Corinthians ou o que o torcedor escolher, Estádio do Povo, o nome que quiserem colocar. E com o tempo vamos ver sobre o nome do estádio. É um projeto muito inovador. Creio que logo em seguida os clubes vão copiar porque vai ser uma fonte de renda muito grande", explicou na ocasião.
O Corinthians já tem outros três nomes registrados para seu estádio no INPI: Itaquerão, Fielzão e Arena Corinthians.
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