25/5/2016 11:59

Muitos gols pelas pontas e nenhum de longe (com a bola rolando)

Muitos gols pelas pontas e nenhum de longe (com a bola rolando)
Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro foram marcados 45 gols, sendo 14 na primeira jornada e 31 na segunda.

Como eu faço aqui, todas as segundas, uma análise dos gols da rodada me chamou a atenção como me tornei repetitivo e tive que explicar o mesmo tipo lance: o cruzamento rasteiro, longe do alcance goleiro, que passa por toda extensão da área. 14 gols, ou quase um terço dos tentos nasceram dessa maneira. Ao somar os gols em cruzamentos altos para área, com a bola rolando, vamos chegar a marca de 20 tentos.

O fato positivo é que os times estão usando mais as triangulações pelos lados do campo e envolvendo a marcação dos defensores. Não é raro, pelos lados do campo, temos apenas dois defensores para marcar três jogadores de ataque.

Ainda é uma amostra pequena de jogos, mas já é possível observar que alguns times optam por tentar chegar perto da linha de fundo para realizar o passe e não tentam o cruzamento longo feito da intermediária, que fica muito fácil para a defesa rebater ou o goleiro sair do gol e cortar com facilidade.

Também é preciso dizer que o cruzamento vindo do fundo facilita o atacante que chega de frente para o gol, enquanto o zagueiro precisa ter o cuidado de não marcar um gol contra. E como já disse no começo, os arqueiros ficam totalmente sem ação.

Nos gols das duas primeiras rodadas, outro dado que chama a atenção é a facilidade dos times conseguem armar jogadas pelo meio das defesas adversárias.

Foram 8 gols dessa maneira. Isso mostra um problema crônico dos nossos times. Os dois zagueiros centrais jogam em linha e facilitam a entrada em velocidade dos atacantes entre os beques. Com um simples drible em um dos zagueiros quem joga no ataque tem o caminho para fazer o gol.

Nos 20 primeiros jogos, nenhum dos 45 gols aconteceram em finalizações de fora da área, com a bola rolando. Os três tentos de média/longa distância foram marcados na cobrança de falta - e em dois deles os goleiros acabaram colaborando.

Segue o mapa de como nasceram gols do Brasileiro 2016 - até o começo da terceira rodada.
Cruzamento rasteiro (linha de fundo) - 14
Pelo meio da defesa - 8
Cruzamento alto para área (bola rolando) - 6
Pênalti - 5
Rebote do goleiro - 3
Escanteio (direto) - 3
Falta - 3
Cruzamento alto para área - bola parada - 2
Jogada pela esquerda do ataque e finalização dentro da área - 1


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









2901 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade