13/5/2016 10:37

Um time de operários na primeira conquista de Tite: o quinto título brasileiro do Corinthians

Em disputa acirrada com o Vasco até as últimas rodadas, Timão manteve-se consistente e conquistou novamente o Brasileirão após seis anos

Um time de operários na primeira conquista de Tite: o quinto título brasileiro do Corinthians

Neste domingo (15), o Corinthians inicia a trajetória em busca do sétimo título do Campeonato Brasileiro. Atual campeão nacional, o Timão estreia contra o Grêmio, na Arena Corinthians. Mesmo adversário no primeiro jogo de 2011, ano do pentacampeonato. A primeira conquista do técnico Tite pelo Alvinegro, com uma equipe que não tinha nenhuma grande estrela, mas bons jogadores "operários", que montaram um conjunto vencedor.

Apesar do início de 2011 não ter sido o melhor para o Corinthians, a equipe comandada pelo treinador Tite se reergueu no Brasileirão. Logo de cara, o Timão conseguiu uma vitória contra o Grêmio, por 2 a 1, no estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS, com gols de Chicão e Liedson.

A partir daí, o Corinthians embalou no Campeonato Brasileiro e chegou à marca de 10 jogos sem perder. Foram oito vitórias e dois empates, que deixou o Timão na liderança e inflamou a confiança do elenco para seguir bem na competição.

Mesmo com uma queda de rendimento durante o Brasileirão, principalmente nas rodadas 24 e 25, quando o Corinthians caiu para a quarta colocação, o elenco não se abalou e manteve-se firme na busca pelo penta. Nas rodadas seguintes, o Timão assumiu o segundo lugar, esperando um vacilo do Vasco, primeiro colocado, para poder assumir novamente a liderança.

O grande embate entre Corinthians e Vasco aconteceu na 27ª rodada, em São Januário, no Rio de Janeiro. Em grande jogo, o duelo acabou em 2 a 2, o que manteve o Timão vivo na briga pelo título. Na rodada seguinte, o Coringão seria recompensado pelo empate com o time carioca.

Na 28ª rodada, o Vasco entrou em campo antes do Timão e perdeu por 3 a 0 para o Internacional. Com o fim do jogo da equipe carioca, bastava uma vitória para a equipe comandada por Tite voltar para a liderança. No Pacaembu, o Alvinegro não deu chances e fez 3 a 0 no Atlético-GO, assumindo novamente a ponta do torneio.

Corinthians e Vasco disputaram a liderança do Brasileirão rodada por rodada, em uma batalha inesquecível para as duas equipes. Até as últimas seis rodadas do campeonato, os times eram iguais na classificação em pontos (61) e saldo de gol (14). Porém, o Timão levava vantagem por ter uma vitória a mais do que o rival.

Contra o Ceará, pela 35ª rodada, o Corinthians conquistou a vitória que precisava para se isolar na liderança e deixar a equipe alvinegra ainda mais encaminhada para o penta. Próximo do fim do jogo, Ramírez entrou e, em jogada individual, marcou um belo gol que selou a vitória corinthiana por 1 a 0, no Presidente Vargas, em Fortaleza-CE. O resultado deixou o Timão líder isolado com 64 pontos, porque o Vasco, com um empate em 1 a 1 com o Palmeiras, ficou com 62 pontos.

Os momentos finais do Brasileirão 2011 foram emocionantes. Na 36ª rodada, o Corinthians recebeu o Atlético-MG no Pacaembu. O time mineiro saiu na frente, complicando a situação do Timão. Mas Liedson, artilheiro da equipe naquele campeonato, empatou. Ainda assim, o empate não era suficiente. No fim da partida, Adriano, contratado em 2011 que jogou poucas vezes, mostrou que tinha estrela ao fazer o gol da vitória que fez a Fiel explodir.

Muito perto do penta, faltavam quatro pontos para a Fiel vibrar com quinto título brasileiro da história do clube do Parque São Jorge. Na penúltima rodada, Liedson fez o gol da vitória sobre o Figueirense por 1 a 0 em Florianópolis-SC. O Corinthians ainda não pôde comemorar porque o Vasco também venceu e adiou a decisão para a última rodada.

No dia 4 de dezembro de 2011, data da última rodada, o corinthiano acordou triste com a notícia do falecimento do ídolo Sócrates. Para homenagear o Doutor, jogadores e torcida fizeram um minuto de silêncio com o punho fechado erguido, tradicional comemoração do eterno camisa 8 do Parque São Jorge. O jogo final era um clássico contra o Palmeiras. Como qualquer Derby, foi um confronto pegado, muito disputado. Porém, sem gols. O que bastava para que o Corinthians e toda a Fiel soltasse pela quinta vez na história o grito de campeão brasileiro.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2784 visitas - Fonte: SiteOficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade