Tite durante treino do Timão no CT Joaquim Grava (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
A má fase de André, a demora de recuperação de Luciano, as adaptações malsucedidas... Desde a saída de Vagner Love, no fim do ano passado, o Corinthians busca uma solução para o comando do ataque. Sem sucesso. Por isso, o técnico Tite manifestou no clube a necessidade de mais um centroavante – com o Brasileirão, mais longo, a contratação se torna essencial.
Antes de definir o perfil de um possível reforço, porém, é preciso entender os motivos de as opções do atual elenco não terem dado certo. Mesmo com cinco gols e algumas boas atuações, André é o titular mais cobrado pela torcida – tudo por causa de um pênalti perdido contra o Nacional, na Taça Libertadores. O Timão foi eliminado nas oitavas de final, e boa parte da culpa caiu sobre as costas do atacante.
O GloboEsporte.com mostra a situação de cada jogador do elenco que já atuou como centroavante em 2016 e os motivos por não terem conseguido se firmar na equipe. Além disso, dá o panorama do que Tite espera de um novo nome para a posição. Confira a análise abaixo:
André
Contratado para preencher a lacuna do comando do ataque corintiano, o atacante demora a se adaptar ao esquema porque tem perfil bem diferente do de Vagner Love: fica mais fixo na área, busca menos o jogo e espera a bola chegar em condições para fazer o gol. Gols, aliás, foram apenas cinco em 16 jogos. O pênalti perdido contra o Nacional, na arena, aumentou a pressão da torcida. Fator decisivo que pode prejudicar a sequência de André no Brasileirão.
André lamenta o pênalti perdido na partida contra o Nacional, pela Taça Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)
Luciano
Reserva imediato da camisa 9, ele se recuperou recentemente de grave lesão no joelho direito. Desde que voltou, no fim de fevereiro, não foi o mesmo artilheiro dinâmico e de finalização precisa do ano passado. Acima do peso e com desequilíbrio muscular, passou por trabalhos especiais nas últimas semanas para retomar a forma ideal. Mesmo assim, ainda está abaixo dos demais nos treinos. Não é considerado solução para o ataque, e não fez gol em 2016.
Danilo particia de treino do Timão (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)
Danilo
Sem Luciano, nem André, foi o meia o responsável por fazer a função do camisa 9 nos primeiros jogos do ano. Sua entrada mudou a característica do time, já que ele tem o costume de voltar bem mais para armar o jogo e abrir espaços para outros atacantes na área. Aos 36 anos, porém, não pode ser utilizado numa grande sequência de jogos. Hoje é opção pouco utilizada para o setor.
Guilherme e Romero
Os dois até podem jogar como referência, mas não são vistos como centroavantes por Tite. Guilherme gosta de jogar perto do gol adversário, porém, é tido como um meio-campista e tentou durante meses exercer o papel que Renato Augusto teve ano passado, buscando a bola na intermediária e iniciando as jogadas. Não funcionou Romero é artilheiro corintiano no ano, com nove gols (sete em jogos oficiais), mas sempre jogando pelos lados, apostando na velocidade e capacidade de infiltração na área. O paraguaio dificilmente terá oportunidades para ficar mais centralizado na área.
Qual é, então, o perfil ideal?
Tite quer um centroavante que já tenha destaque no Brasil ou na América do Sul, mas possa ter seu potencial desenvolvido dentro do Corinthians – para se adaptar ao esquema tático, ao estilo do técnico, etc. Não significa que o clube queira apostas ou nomes que se destacaram recentemente nos estaduais. O mercado não tem muitos nomes consagrados, e Tite nem os quer neste momento. Em 2015, o clube tentou o colombiano Teo Gutiérrez e o brasileiro Jonathas, que jogam na Europa, sem sucesso. O Timão não está disposto a gastar tanto dinheiro. Um nome com custo intermediário é o mais provável.
Faz uma troca com atletico mg pelo lucas pratto e manda o pato pra eles lucas pratto e centravante ideal no esquema do tite i e a cara do corinthians argentino e raçudo
Esse córno já vai começar com palhaçada dnovo Bruno horrível Enrique é Guilherme esse filho de trepadeira viu que não tem jeito pra bolavesses dois mais a mula tem que insistir para perder dnovo manda os empresários pra pqp ou pega tuas contas porra.
Traz o Guerreroooooooo