13/5/2016 07:34

Série B sai do Sudeste e confirma fama de Brasileiro 'de verdade'

Série B sai do Sudeste e confirma fama de Brasileiro 'de verdade'
Divisão de acesso do Campeonato Brasileiro terá as cinco regiões novamente


Programada para começar nesta sexta-feira, com a partida entre Vila Nova-GO e Bragantino-SP, às 19h15 (de Brasília), o Campeonato Brasileiro da Série B de 2016 confirmará uma fama comum: a de ser um Brasileirão verdadeiramente nacional.

Assim como no ano passado, todas as cinco regiões do país (Cento-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste) estarão presentes na competição e terá, ao todo, 14 estados diferentes disputando a divisão de acesso nacional - Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Desde o início dos pontos corridos, além de 2015 e 2016, isso só aconteceu também curiosamente logo no primeiro ano do sistema de disputa, em 2003. Vale lembrar, entretanto, que havia 24 equipes participantes.

Depois disso, o máximo foi na temporada seguinte - novamente com 24 clubes -, com 13 estados, enquanto o mínimo foi em 2012, com apenas nove estados.

E o sudeste foi a que perdeu boa parte de seus representantes: se em 2015 eram três paulistas (Bragantino, Mogi Mirim e Oeste), dois cariocas (Botafogo e Macaé) e dois mineiros (América e Boa Esporte), na atual temporada são dois times de São Paulo (Bragantino e Oeste), um do Rio de Janeiro (Vasco) e um de Minas Gerais (Tupi).

A região terá menos participantes, por exemplo, que o Sul (três de Santa Catarina, um do Rio Grande do Sul e dois do Paraná) e que o Nordeste (um de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco cada).

Na Série A, é diferente...

Se a Série B possui mais da metade dos estados e todas as regiões brasileiras representadas, na Série A é totalmente diferente.

Tanto em 2015 como em 2016, há apenas oito estados diferentes na competição - Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O máximo foi em 2003, quando teve dez estados diferentes; de 2004 a 2014, sempre foram nove distintos.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2991 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade